Aluno da UMinho ajuda a criar comando revolucionário

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 31645

Diogo Campos, estudante do mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, participou na concepção de comando remoto capaz de controlar, sem botões ou ecrãs tácteis, diversos aparelhos electrónicos.

A nova tecnologia, desenvolvida por um grupo de estudantes no âmbito do programa ‘Bang & Olufsen Innovation Camp 2010’, em Struer, na Dinamarca, vai ser registada em patente por esta empresa, conhecida internacionalmente pelos produtos áudio e vídeo de alta qualidade.
Segundo Diogo Campos, o novo comando incorpora “uma tecnologia avançada e muito fácil de usar”.

O comando poderá ser utilizado com vários aparelhos, nomeadamente o televisor, o ar condicionado e a aparelhagem, entre outros.
Diogo Campos avança que “o produto cabe na palma da mão de qualquer pessoa e tem uma forma cúbica com arestas suaves”.
A tecnologia não apresenta, de acordo com o futuro engenheiro, as actuais limitações dos comandos remotos que exigem algum conhecimento sobre o modo de utilização.

O n

ovo aparelho reage ainda a determinados movimentos. Por exemplo, para mudar de canal televisivo, o utilizador poderá acenar a mão para a direita.
Diogo Campos mostrou-se satisfeito com a experiência no ‘Bang & Olufsen Innovation Camp 2010’: “No final, até parecia impossível termos criado um protótipo funcional em tão pouco tempo. O trabalho foi muito bem delineado por parte da B&O”.

Esta edição contou com a participação de quarenta alunos de universidades de vários países, nomeadamente Portugal, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, República Checa e Polónia.
O ‘Bang & Olufsen Innovation Camp 2010’, que se realiza todos os anos, é uma espécie de escola de Verão que tem como objectivo estimular o interesse de estudantes na elaboração de produtos inovadores.

Esta é a primeira vez que a empresa propõe, no âmbito do programa, o registo de patente para um projecto.
Fundada em Struer, na Dinamarca, em 1925, a marca ‘B & O’ é vendida por 1.200 revendedores em mais de 100 países e emprega acima de 2.550 pessoas.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia