Arte & Exposições

Ciclo de Jazz de Santo Tirso aposta em grandes nomes

  • 2014-07-15

Arranca na sexta-feira, dia 18 de julho, o VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso, uma organização da Câmara Municipal que tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, apostando igualmente na formação de novos público. Considerada uma das vozes mais promissoras da nova geração de cantoras de jazz, Rita Martins abre o ciclo de concertos, pelas 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso. A entrada é gratuita.

O ciclo irá prolonga-se até janeiro com a realização de mais quatro concertos, dos quais constam o Trio Bode Wilson (12 de setembro), Johan Hörlen Quartet (10 de outubro), João Mortágua (28 de novembro) e Ensemble Super Moderne (9 de janeiro).

A sétima edição do Ciclo de Jazz de Santo Tirso organizada pela Câmara Municipal conta com a colaboração artística da Associação Porta-Jazz, marcando assim uma nova etapa do certame, com a promoção de concertos em vários espaços culturais do concelho e de palestras e oficinas sobre o jazz. Uma programação que garante a presença em Santo Tirso de diferentes formações, de instrumentistas como Marcos Cavaleiro, José Marrucho, Miguel Moreira, Rui Teixeira e José Pedro Coelho, entre tantos outros nomes de referência do jazz nacional, a par dos internacionais Jahan Hörlen e Olaf Polziehn.

No primeiro concerto, sexta-feira na Fábrica de Santo Thyrso, Rita Martins apresenta-se com os músicos Luís Figueiredo (piano e teclados) e Mané Fernandes (guitarra elétrica) que, num registo experimental, irá conjugar as influências da soul, do funk e do R&B com a sofisticação harmónica do jazz.

As presenças do saxofonista e compositor João Mortágua (com concerto agendado para a Biblioteca Municipal de Santo Tirso) e do Ensemble Super Moderne (no Centro Cultural de Vila das Aves) serão assinaladas ainda com a realização de duas oficinas de jazz dirigidas, em particular, aos estudantes de música do Município.

A componente formativa será, ainda, reforçada com a palestra sobre jazz, agendada para 4 de outubro, em Vila das Aves, com a presença do compositor e pedagogo Paulo Perfeito.



VII CICLO DE JAZZ DE SANTO TIRSO | PROGRAMA COMPLETO
CONCERTOS


RITA MARTINS - “AXOLOTL”
18 JULHO 2014 | FÁBRICA DE SANTO THYRSO | 21H30

Rita Martins (voz); Luís Figueiredo (piano e teclados); Mané Fernandes (guitarra elétrica).

Projeto experimental liderado pela cantora Rita Martins. Este trio propõe uma textura moderna em que predominam as influências estéticas da soul, do funk e do r&b com a sofisticação harmónica do Jazz.
https://www.facebook.com/rita.maria.3939

……….

TRIO BODE WILSON - “26”
12 SETEMBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

João Pedro Brandão (saxofone, flauta); Demian Cabaud (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria).

Impulsionados pelas afinidades musicais e vivencias, este trio encontrou várias desculpas para se juntar. Neste seu álbum de estreia '26', os temas originais dos três elementos, aliados à liberdade intrínseca a esta formação, servem de suporte a uma música que pretendem contemplativa, mutável e energética.
http://bodewilson.bandcamp.com/releases

……….

JOHAN HÖRLEN QUARTET - “KWARTIER LATAENG”
10 OUTUBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

Johan Hörlen (saxofones), Olaf Polziehn (piano), Martin Sjöstedt (baixo), Jussi Lehtonen (bateria).

Quarteto composto por grandes instrumentistas de jazz provenientes da Suécia, Finlândia e Alemanha. No disco, Kwartier Lataeng (2012), o grupo apresenta originais e alguns standards, conjugando a tradição jazz com a contemporaneidade.
http://www.rhapsody.com/artist/johan-horlen-quartet/album/kwartier-lataeng

……….

JOÃO MORTÁGUA - “JANELA”
28 NOVEMBRO 2014 | BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO | 21H30

João Mortágua (saxofones, composição); Miguel Moreira (guitarras); José Carlos Barbosa (contrabaixo); José Marrucho (bateria).

Saga poético-sonora e uma ode ao sonho e à jornada da vida. Tal como as águas espelham o ciclo da existência, num misto de calma e rebentação, a poesia funde-se aqui com os sons numa descoberta ativa da alegria iminente na partilha de paixões e ideais.
http://janela.bandcamp.com/releases
https://www.facebook.com/joaomortaguamusic

……….

ENSEMBLE SUPER MODERNE
09 JANEIRO 2015 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

José Pedro Coelho (saxofone), Rui Teixeira (saxofone); João Guimarães (saxofone); Paulo Perfeito (trombone); Luís Eurico (guitarra); Carlos Azevedo (piano); Miguel Ângelo (contrabaixo); Mário Costa (bateria).

Formado por músicos de jazz, este grupo procura formas de interação musical sustentadas por um componente composicional forte, com influências que não passam necessariamente pelas tradicionais jazzísticas.

……….

PALESTRA

PAULO PERFEITO - SOBRE JAZZ
04 OUTUBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

Trombonista, compositor e pedagogo natural da cidade do Porto, Paulo Perfeito (1974) obteve em 2001 o grau de Bachelor of Music na Berklee College of Music e, em 2007, o grau de Master of Music no New England Conservatory. Atualmente encontra-se a concluir um Doctor of Musical Arts na prestigiada Eastman School of Music.
https://www.facebook.com/pauloperfeito


*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Santo Tirso ***

77 itens ver mais
130 itens ver mais
1043 itens ver mais

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia