Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Futuros médicos apoiam 200 idosos isolados
PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Futuros médicos apoiam 200 idosos isolados

Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Futuros médicos apoiam 200 idosos isolados

Ensino

2016-08-31 às 10h20

Redacção Redacção

A terceira edição do projecto ‘Aldeia Feliz’, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) arranca amanhã e prolonga-se até ao próximo domingo. Iniciativa pretende dar apoio médico a cerca de 200 idosos isolados de seis aldeias do concelho de Arcos de Valdevez. As visitas ao domicílio, que decorrem de amanhã a domingo, incluem rastreios cardiovasculares, identificação de problemas de saúde e mobilidade, bem como a avaliação das condições de habitabilidade e o grau de dependência.

Citação

A terceira edição do projecto ‘Aldeia Feliz’, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) arranca amanhã e prolonga-se até ao próximo domingo. Iniciativa pretende dar apoio médico a cerca de 200 idosos isolados de seis aldeias do concelho de Arcos de Valdevez.
As visitas ao domicílio, que decorrem de amanhã a domingo, incluem rastreios cardiovasculares, identificação de problemas de saúde e mobilidade, bem como a avaliação das condições de habitabilidade e o grau de dependência.

Este programa de intervenção conta com a participação de 26 estudantes voluntários de Medicina que, ao longo de quatro dias, farão a avaliação de múltiplos fatores de risco e determinantes da qualidade de vida dos idosos das aldeias de Cabreiros, Soajo, Senharei, Cabreiro, Sistelo e Cabana Maior, situadas na zona do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Durante estes dias serão desenvolvidos rastreios cardiovasculares com a medição dos níveis de glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal, bem como sessões de sensibilização e prevenção para a importância da adoção de comportamentos saudáveis.

Além disso, serão identificados os principais problemas e queixas dos idosos, as patologias já diagnosticadas e as condições de habitabilidade, através do preenchimento de um formulário que visa a caracterização completa dos pacientes.
No último dia, prevê-se a realização de um convívio, palestras sobre envelhecimento activo e rastreios destinados à comunidade em geral.

A desertificação e o envelhecimento de muitas aldeias portuguesas contribui para a suscetibilidade da sua população a múltiplos fatores de fragilidade social, pondo em causa a satisfação das suas necessidades mais básicas como a acessibilidade a cuidados de saúde, a higiene pessoal, o contacto com o exterior, a preparação das refeições diárias, entre outros.

“O envelhecimento populacional português sobeja e, com ele, todos os riscos associados ao isolamento da terceira idade. A existência de comorbilidades também é frequente, o que impede o normal desempenho das atividades diárias por parte dos mais velhos. É neste quadro social que se enquadra o alvo de intervenção deste projecto”, afirma João Dourado, presidente do NEMUM.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, das juntas de freguesia das aldeias intervencionadas e da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho também já promoveu o projecto ‘Aldeia Feliz’ no distrito de Vila Real. Durante quatro dias, os futuros médicos percorreram 33 aldeias do cocnelho de Vila Pouca de Aguiar para dar apoio médico a cerca de 200 idosos ali isolados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho