Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Muro que matou três alunos era “ratoeira armada”
Arcos de Páscoa dos Centros de Convívio em exposição no Largo António Lopes

Muro que matou três alunos era “ratoeira armada”

Vizela moderniza Parque das Termas

Muro que matou três alunos era “ratoeira armada”

Casos do Dia

2016-05-26 às 09h19

Redacção Redacção

O muro que em 2014 caiu em Braga e matou três estudantes da Universidade do Minho era “uma autêntica ratoeira armada, à espera das presas”, acusam as famílias das vítimas. A acusação consta no requerimento de abertura de instrução do processo, que levou à constituição de arguidos de um engenheiro e um fiscal da Câmara de Braga e ainda do gerente de uma empresa de condomínios.

Citação

O muro que em 2014 caiu em Braga e matou três estudantes da Universidade do Minho era “uma autêntica ratoeira armada, à espera das presas”, acusam as famílias das vítimas.
A acusação consta no requerimento de abertura de instrução do processo, que levou à constituição de arguidos de um engenheiro e um fiscal da Câmara de Braga e ainda do gerente de uma empresa de condomínios.
Anteriormente, tinham sido constituídos arguidos apenas quatro estudantes que saltaram em cima do muro e que, segundo o Ministério Público, levaram à queda daquela estrutura, atingindo mortalmente três colegas.

Os sete arguidos estão acusados de homicídio por negligência. O advogado das famílias das vítimas, João Noronha de Carvalho, disse que o debate instrutório do caso, que decidirá se os arguidos vão ou não a julgamento, está marcado para 16 de Junho. Segundo o Ministério Público, os quatro estudantes “deram causa a que a estrutura rodasse sobre a sua base e caísse para a frente, colhendo quatro outros alunos, cujos corpos ficaram sob a mesma”. Três deles viriam a morrer “na sequência dos ferimentos sofridos”.

Os alunos que estiveram em cima do muro foram acusados de homicídio por negligência.
Agora, e na sequência de requerimentos de abertura de instrução tanto por parte dos alunos arguidos como das famílias, também foram constituídos arguidos um engenheiro e -um fiscal da Câmara de Braga e o gestor de uma empresa de condomínios.

No requerimento apresentado pelas famílias das vítimas, representadas pelo advogado João Noronha de Carvalho, lê-se que o condomínio do prédio servido por aquele receptáculo de correio tinha escrito, em Janeiro de 2010, à Câmara, alertando que o muro estava a desmoronar e solicitando diligências para a sua “reparação urgente”.

A Divisão de Fiscalização da Câmara respondeu a 20 de Janeiro do mesmo ano, solicitando ao condomínio para proceder à consolidação do muro num prazo de 15 dias.
Pelo meio, houve ainda queixas e alertas do carteiro e do Centro de Distribuição Postal.
O condomínio optou pela construção de um outro receptáculo, mas aquele permaneceu “entregue à sua sorte”, em progressiva degradação e inclinação.

“Uma autêntica ratoeira armada, à espera das presas”, refere o requerimento de instrução das famílias das vítimas, sublinhando que quer os responsáveis da câmara quer o condomínio incorreram numa “violação frontal e grosseira” do “dever de garante” da segurança de pessoas e bens.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho