Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alunos famalicenses criam bólides e ‘namoram’ mundo da Fórmula 1
Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Alunos famalicenses criam bólides e ‘namoram’ mundo da Fórmula 1

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Alunos famalicenses criam bólides e ‘namoram’ mundo da Fórmula 1

Ensino

2015-06-29 às 06h00

Redacção Redacção

Os ‘bólides’ pesam pouco mais de 50 gramas e cumprem 25 metros num segundo, sendo ‘ao volante’ deles que 22 equipas de estudantes de todo o país vão disputar um lugar no ‘Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em miniatura’. Além de “pilotos”, os alunos assumem-se também como mentores e construtores das suas próprias “máquinas”. Trata-se do projecto ‘F1 in Schools’, cuja final nacional vai decorrer hoje e amanhã, em Vila Nova de Famalicão.

Citação

Os ‘bólides’ pesam pouco mais de 50 gramas e cumprem 25 metros num segundo, sendo ‘ao volante’ deles que 22 equipas de estudantes de todo o país vão disputar um lugar no ‘Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em miniatura’.
Além de “pilotos”, os alunos assumem-se também como mentores e construtores das suas próprias “máquinas”. Trata-se do projecto ‘F1 in Schools’, cuja final nacional vai decorrer hoje e amanhã, em Vila Nova de Famalicão.

Os vencedores carimbam o passaporte para a final mundial, marcada para Singapura, entre 13 e 16 de Setembro, coincidindo com a data da realização do Grande Prémio de Fórmula 1 naquele país.
Rui, Alexandre, Pedro e Paulo são alunos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, Famalicão, e constituem a equipa ‘Inv1ctus F1 Team’, uma das que se prepara para disputar a final nacional, de olhos postos em Singapura.

“É para isso que lutamos, que trabalhamos todos os dias. Estamos confiantes, pois”, refere Rui.
Como sublinham, a equipa vencedora ganha uma bolsa de estudo em Engenharia Automóvel na Universidade de Londres, “com hipóteses de, depois, entrar no mundo da F1”.
Cada equipa tem de criar o seu carro no computador, em 3D, e depois construí-lo, devendo o bólide ter um peso mínimo de 55 gramas.

Impulsionados com botijas de ar comprimido, os carros têm, na competição, de percorrer uma pista de 25 metros de comprimento no mais curto espaço de tempo possível, o que, para os melhores, significa cerca de um segundo.
A velocidade que os carros atingem é um factor com um peso importante na decisão do júri, mas não é o único, já que também são avaliados aspetos como o portfólio, o design, o stand a engenharia, o marketing e a apresentação do produto ao júri em internacional, necessariamente em inglês.

“O carro mais rápido pode não ser o vencedor”, sintetizou António Paiva, o professor que tem acompanhado a actividade da ‘Inv1ctus F1 Team’.
O docente sublinhou a “grande abrangência” do projecto e a “tecnologia de ponta” usada na concretização do protótipo, com a ajuda de duas “startups” sediadas em Braga. As duas empresas disponibilizaram-se, sem qualquer contrapartida, a ceder o seu know-how, tecnologia e funcionários para apoiar o projecto.

O apoio foi efectivado através da conceção de avançados modelos virtuais do protótipo, integrados numa pirâmide holográfica, bem como de toda a imagem e grafismo associado à equipa.
Segundo António Paiva, esta é já a terceira participação no ‘F1 in Schools’ daquela equipa, que nas duas participações anteriores “conseguiu sempre medalhas”.

Por isso, o docente acredita que, e fazendo jus ao ditado, à terceira vez será de vez e a ‘Inv1ctus F1 Team’ irá mesmo conseguir um lugar na final mundial.
Uma fé partilhada pelos jovens pilotos Rui, Alexandre, Pedro e Paulo, que, “vendendo” confiança, se despedem com um “então já, até Singapura”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho