Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Cuca Roseta apresenta o seu mais recente álbum no Centro Cultural Vila Flor
Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Cuca Roseta apresenta o seu mais recente álbum no Centro Cultural Vila Flor

Exposição "O Xaile no Traje" de Ivo Rua na Loja Interativa de Turismo de Ponte da Barca

Cuca Roseta apresenta o seu mais recente álbum no Centro Cultural Vila Flor

Vale do Ave

2015-04-18 às 18h13

Redacção Redacção

No próximo dia 2 de maio, às 22h00, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, é palco para a antestreia do novo álbum de Cuca Roseta.

Citação

No próximo dia 02 de maio, às 22 horas, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, é palco para a antestreia do novo álbum de Cuca Roseta. Antecipando a saída do seu novo disco, “Riû”, a 18 de maio, Cuca Roseta vem ao CCVF desvendar pela primeira vez, e ao vivo, alguns dos segredos deste novo trabalho, passando igualmente pelos temas mais marcantes da sua carreira.

Cuca Roseta visita Guimarães para apresentar o seu terceiro disco. Depois de um primeiro álbum homónimo, produzido pelo conceituado Gustavo Santaolalla, Cuca lançou um segundo trabalho, “Raiz”, onde escreve e compõe quase a totalidade do disco. Agora, com o terceiro disco, atinge uma maturidade mais plena ao lado do produtor brasileiro Nelson Motta, que já trabalhou com Elis Regina, Marisa Monte e Daniela Mercury. Iniciando no Centro Cultural Vila Flor uma nova tour e depois de um ano cheio de sucessos e inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro, a fadista regressa a Guimarães para uma noite que promete ser inesquecível. Uma oportunidade única para escutar uma das mais marcantes vozes da nova geração do Fado.

Neste novo trabalho, Cuca Roseta, que tem no fado sempre a sua essência, explora outras influências que também a marcam enquanto artista. A cantora e compositora expande a sua sonoridade à música popular brasileira, à pop e à morna. Um encontro orgânico e harmonioso entre a canção portuguesa e a world music pela voz graciosa de uma das mais aclamadas fadistas da nova geração.


Este disco contou com a escrita e a composição de uma lista de nomes que são uma referência na música nacional e internacional como Jorge Palma, Sara Tavares, Júlio Resende, Mário Pacheco, João Gil, Jorge Drexler, Ivan Lins e Nelson Motta. A fadista apresenta ainda dois temas originais compostos especialmente para ela por Bryan Adams e Djavan, com quem gravou um dueto. Em “Riû”, Cuca Roseta volta a compor e escrever, como nos foi habituando nos trabalhos anteriores. “Tanto” e “Amor Ladrão” são assinados totalmente por si, cruzando também em outros temas os seus próprios poemas com novas músicas de grandes compositores.

Neste trabalho, Cuca Roseta atinge uma maturidade na criação artística, uma confiança no seu talento que transparece a cada verso, a busca incansável pela beleza harmoniosa sem medo de correr riscos e inovar e sem nunca esquecer a sua origem, o fado. Um cruzamento sincero e natural entre o clássico e o contemporâneo. “Riû”, nas palavras da artista, é “um disco alegre cujas letras positivas mostram o outro lado do fado - intenso mas esperançoso.”.

O produtor Nelson Motta parece rendido aos encantos da fadista: “A primeira vez que a vi e ouvi - no filme ' Fados', de Carlos Saura - fiquei encantado com seu canto preciso e emocionado, com seus arabescos mouriscos sem arestas nem excessos, e a graça de sua juventude e de sua beleza mediterrânea, dando uma nova voz e uma nova imagem ao Fado na era do audiovisual. A primeira vez com Cuca Roseta não se esquece.”. Há 10 anos que Nelson Motta estava afastado da produção, mas o desafio de trabalhar com uma artista como Cuca foi irresistível: “senti, com minha intuição e experiência, que estava diante de uma jovem artista muito talentosa, determinada e ousada, e que havia uma sintonia fina entre nós, que seria uma aventura venturosa navegar no mar desconhecido de um novo disco”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho