Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Berta Cabral: “É um Estado forte que temos que ter nas funções de segurança”
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Berta Cabral: “É um Estado forte que temos que ter nas funções de segurança”

PS acusa “falta de coordenação” nas obras municipais

Berta Cabral: “É um Estado forte que temos que ter nas funções de segurança”

Ensino

2015-03-25 às 07h56

Miguel Viana Miguel Viana

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional defendeu, na Reitoria da UMinho, a intervenção de todas as instituições nas questões relacionadas com a defesa nacional.

Citação

“Mais do que o Estado na sua dimensão, é o Estado forte que temos que ter nestas dimensões da segurança.” A ideia foi defendida ontem, em Braga, pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, na sessão de abertura do debate ‘Como Melhorar a Confiança no Estado de Direito?’, inserido no ciclo de debates intitulado ‘Ter Estado’, que tem percorrido o país.

O encontro de ontem, promovido pelo Instituto de Defesa Nacional (IDN), decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho.
A governante começou por dizer que a segurança do Estado é um “tema da maior actualidade: a segurança interna e justiça. São questões que nos fazem pensar no Portugal de hoje, na Europa de hoje, no mundo em que vivemos. O ambiente que vivemos na Europa faz-nos pensar nas novas ameaças, na forma de reagir a essa realidade”.

Um clima que, segundo Berta Cabral, obriga à colaboração de todas as instituições das várias áreas da sociedade.
“Todas as instituições têm de colaborar por forma a estarmos preparados e termos efeitos dissuasores tanto quanto possível, para que as ameaças fiquem o mais longe possível da nossa realidade. É essa capacidade de congregar esforços que é necessário pôr ao serviço da segurança do país.”

No mesmo encontro, o director do IDN, general Vítor Viana, destacou que o encontro teve como principal objectivo colher “informação relevante sobre o papel do Estado” em matéria de segurança.
“Foram convocadas instituições e organismos para concretizar objectivos nacionais: tornar o país mais apto a corrigir vulnerabilidades”, considerou o director do IDN.

O debate contou com a presença de João Tiago Silveira (ex-secretário de Estado da Justiça), José Manuel Pureza (investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Nuno Garoupa (presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos) e o advogado Jorge Bleck.
‘Como garantir a separação de poderes’, ‘A Regionalização ainda Vale a Pena?’, ‘O Serviço Nacional de Saúde está Doente?’ e ‘Que Europa Queremos?’ são os temas dos próximos debates organizados pelo IDN em diferentes pontos do território nacional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho