Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Câmara Municipal de Braga prepara plano de prevenção de cheias
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Câmara Municipal de Braga prepara plano de prevenção de cheias

Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Câmara Municipal de Braga prepara plano de prevenção de cheias

Braga

2015-03-02 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

A Câmara Municipal de Braga está a trabalhar com diversas instituições do concelho um Plano Municipal de Prevenção de Cheias, dando resposta a um dos principais desafios que se colocam na área da Protecção Civil.O vereador Firmino Marques adiantou ontem, nas comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil, que o Plano de Cheias está a ser concebido numa altura em que começam a ser lançadas “obras que visam minimizar problemas detectados nesta área”.

Citação

A Câmara Municipal de Braga está a trabalhar com diversas instituições do concelho um Plano Municipal de Prevenção de Cheias, dando resposta a um dos principais desafios que se colocam na área da Protecção Civil. O vereador Firmino Marques adiantou ontem, nas comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil, que o Plano de Cheias está a ser concebido numa altura em que começam a ser lançadas “obras que visam minimizar problemas detectados nesta área”.

O responsável político pela área da Protecção Civil salientou que, no final de 2014 e no início de 2015, foi lançado um conjunto de pequenas obras que visam minimizar ou eliminar inundações em diversos zonas residenciais do concelho. As empreitadas de rectificação de redes de águas pluviais são de pequena dimensão, mas “resultarão num grande efeito”, assegurou Firmino Marques.

“Há elementos estruturantes do planeamento e do urbanismo do nosso Município que necessitam de ser remodelados, já que, no passado, não foram acauteladas algumas situações. Constatamos, infelizmente, que, em dias de grande pluviosidade, o fenómeno das cheias e do não escoamento de águas pluviais afecta pessoas e bens”, lamentou o vereador, após a abertura da exposição de meios de protecção e socorro que assinalou o Dia Mundial da Protecção Civil, na Avenida Central.

Sobre a efeméride comemorada pelo segundo ano no Município, Firmino Marques disse tratar-se de um dia para “celebrar e agradecer” aos diversos agentes da Protecção Civil.
O evento incluiu uma exposição dos meios das instituições ligadas à temática da Protecção Civil, nomeadamente do Serviço Municipal de Protecção Civil, Bombeiros Voluntários de Braga, Bombeiros Sapadores, PSP, GNR, GIPS/GNR, Regimento de Cavalaria nº6, Polícia Municipal, delegação da Cruz Vermelha Portuguesa e empresa municipal Agere.

Divisão de Protecção Civil garante estrutura permanente de coordenação

A criação de uma Divisão de Protecção Civil na nova estrutura orgânica da Câmara Municipal de Braga foi apontada ontem pelo presidente Ricardo Rio como o assumir da “preocupação de servir cada vez melhor a população, devendo oferecer cada vez melhores condições de segurança”.

Na abertura de uma mostra comemorativa do Dia Mundial da Protecção Civil, o edil recordou a aprovação, na passada sexta-feira, pela Assembleia Municipal, da nova estrutura orgânica da Câmara, implementando-se, pela primeira vez, uma divisão exclusivamente dedicada à área da Protecção Civil.
O objecto de acção desta divisão municipal “é justamente potenciar uma melhor coordenação entre todas as estruturas que actuam nesta área, assim como potenciar a ligação com o exterior”, disse o autarca.

Para o vereador Firmino Marques, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, a nova Divisão concretiza “uma estrutura humana necessária para conviver todos os dias com a realidade local”
O vereador sublinhou que “passa a existir, obrigatoriamente, um conjunto de recursos humanos que darão melhor resposta no terreno, quer na articulação dos próprios serviços municipais, quer na relação com as instituições”.

Na celebração do Dia Mundial da Protecção Civil, o presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio, garantiu que o Município “estará sempre na primeira linha para garantir a defesa dos bracarenses”. Nesse sentido, Ricardo Rio destacou que “a Câmara de Braga tem investido em meios próprios, em formação e, de forma muito particular, através da disponibilização do novo Quartel para os Bombeiros Municipais que, até ao final do ano, segundo a nossa convicção, vai estar em pleno funcionamento, e será uma enorme mais-valia para esta área”.

A empreitada do novo quartel dos Bombeiros Municipais de Braga foi recentemente adjudicada pela câmara por 1 174 145 euros, aguardando-se comparticipação do Programa Operacional de Valorização do Território.
No dia em que os meios de Protecção Civil do concelho estiveram expostos no centro da cidade, o comandante dos Bombeiros Voluntários, António Cerqueira, destacou como carência do concelho uma plataforma giratória que substitua as já não tão adequadas auto-escadas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho