Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Vila Nova de Cerveira: 'um ano de compromissos firmados com enfoque no apoio às famílias'
Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Vila Nova de Cerveira: 'um ano de compromissos firmados com enfoque no apoio às famílias'

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Vila Nova de Cerveira: 'um ano de compromissos firmados com enfoque no apoio às famílias'

Alto Minho

2014-10-20 às 23h34

Redacção Redacção

O executivo de Vila Nova de Cerveira, liderado pelo independente Fernando Nogueira, completou, este domingo, 19 de outubro, um ano de mandato, após ter vencido as eleições autárquicas de 29 de setembro. Apesar dos constrangimentos económicos, a aposta nas obras físicas continua a ser um indicador relevante, mas as pessoas são, sem margem para dúvidas, a vertente que ganha uma maior dimensão neste primeiro mandato.

Citação

O executivo de Vila Nova de Cerveira, liderado pelo independente Fernando Nogueira, completou, este domingo, 19 de outubro, um ano de mandato, após ter vencido as eleições autárquicas de 29 de setembro. Apesar dos constrangimentos económicos, a aposta nas obras físicas continua a ser um indicador relevante, mas as pessoas são, sem margem para dúvidas, a vertente que ganha uma maior dimensão neste primeiro mandato.


São 365 dias de mandato pautados por muito trabalho, dedicação e empenho de uma equipa apoiada pelos funcionários municipais, em prol de um objetivo comum: proporcionar uma melhor qualidade de vida e satisfazer as necessidades da população, bem como atrair o maior número de visitantes ao Concelho. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, partilha o presente perspetivando o futuro.


Balanço: Gestão independente de orientações político-partidárias

“Fazemos um balanço positivo da gestão autárquica deste primeiro ano de mandato, e a nossa expetativa é a de que a mesma avaliação seja feita pelos cerveirenses. Sendo a gestão municipal um conjunto de atos que, integrados, refletem a atuação global do executivo, a gestão independente de orientações partidárias tem, desde logo, uma vantagem estrutural, pois, para a função política não estamos sujeitos a orientações e espartilhados das diretivas político-partidárias, mas tão somente sujeitos ao escrutínio dos cerveirenses. Esta ‘liberdade’, pressupõe o à-vontade para reivindicar a todos os níveis de atuação o que se considera melhor para os cerveirenses e o seu Concelho”.


Proximidade: Resolução de todos os problemas sem exceção, aplicando medidas humanistas abrangentes

“Cultivamos uma política de proximidade com a comunidade dando voz aos munícipes, e assumindo que os pequenos problemas de cidadania também são problemas para serem resolvidos. No atual contexto de dificuldades financeiras, privilegiamos a atenção às famílias e às suas dificuldades, abdicando da comparticipação que caberia ao Município e devolvendo às famílias 3,5 por cento do que seria deduzido no IRS (cerca de 175 mil euros). Além de manter o Imposto Municipal de Imóveis (IMI) no mínimo (0,3 por cento), abdicando da receita que poderia ser superior neste imposto em cerca de 40 por cento. Cerveira coloca-se assim no 20º lugar num universo de 308 municípios a nível nacional e em primeiro lugar a nível distrital, dos municípios fiscalmente mais amigos dos cidadãos. Igual atenção para os mais jovens e os menos jovens, com iniciativas e investimentos vocacionados para estas duas importantes faixas etárias do nosso Concelho. Uma das várias medidas é o regresso da proposta do Orçamento Participativo para o ano 2015, com uma fatia orçamental gerida pelos mais jovens, cuja proposta de verbas a alocar e a definição das áreas a que se destina será apresentada na próxima reunião de câmara. Uma palavra, e não menos importante, para a política de boa vizinhança nas relações institucionais, destacando a colaboração e as excelentes relações com todos os municípios que integram a CIM Alto Minho, mas também com os municípios da outra margem do rio Minho, com especial relevo para os nossos vizinhos de Tomiño com os quais celebramos a ‘Carta da Amizade’”.


Contas Municipais: Rigor e exigência

“Respeitamos os compromissos anteriormente assumidos, mas definimos a nossa linha de atuação que estamos a implementar, e fizemos alterações orgânicas e funcionais na estrutura municipal, com o intuito de tornarmos os serviços mais versáteis e operacionais. Procuramos ser rigorosos na gestão do património e dos dinheiros municipais, através de uma gestão que privilegie o equilíbrio das contas públicas.

Perspetivas Comunitárias: Oportunidades na linha da frente

“Numa perspetiva de investimento futuro, continuamos a preparar as bases para a acessibilidade ao próximo Quadro Comunitário de Apoio ‘Portugal 2020’, com especial atenção à integração no “Norte 2020”, sem descurar as oportunidades de aceder a candidaturas de fim de ciclo do atual QCA 2007/2013, das quais ainda esperamos obter resultados positivos para o desenvolvimento e progresso do Município”.

Do presente para o futuro
“Demos atenção à cultura, às artes e às tradições populares, bem como à recuperação do património. Implementamos investimentos estruturais que seguramente irão ter influência decisiva num futuro próximo de Cerveira na boa qualidade de vida dos cerveirenses. Queremos que, com a nossa atuação, os cerveirenses tenham mais esperança no futuro coletivo”.



*** Nota do gabinete de comunicação da C.M. Vila Nova de Cerveira ***

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho