Mesa dos Quatro Abades em Ponte de Lima

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 19654

A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório de quatro freguesias do Concelho de Ponte de Lima, sendo elas Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.

Esta secular tradição, actualmente fruto da iniciativa das Juntas de Freguesia, foi recuperada em 1988, sendo celebrada anualmente, no 3º domingo do mês de Junho. Cabe ao Presidente de cada Junta de Freguesia apresentar as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional. Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional.

O lugar da Veiga das Cartas, lugar comum às quatro freguesias é o ponto de encontro, a partir do meio dia. A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia