Maior Aula de Natação do Mundo

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 16827

O Complexo de Piscinas de Guimarães participou na “Maior Aula de Natação do Mundo” que decorreu na tarde do dia 14 de junho com o objetivo de sensibilizar para a importância de saber nadar.
O evento internacional também pretendeu bater o recorde do Guinness da “Maior Aula de Natação do Mundo” estando para breve a confirmação dos resultados.
No Complexo de Piscinas de Guimarães, durante 30 minutos, 195 pessoas participaram na iniciativa, reunindo-se numa aula de natação realizada sob o lema “desporto para todos” crianças, adultos, seniores e pessoas portadoras de deficiência.
Associaram-se ao evento, entre outros, Amadeu Portilha (vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães), Daniela Pinto (Campeã Nacional de Águas Abertas), o futebolista Alex, Nelson Silva, Susana Daniela, José Rocha, Ricardo Leite, Armindo Rodrigues e Agostinho Rego (atletas de desporto adaptado e do Clube Desportivo da Cercigui).
Partindo do lema 'Aulas de natação podem salvar vidas' e visando a sensibilização para a importância de ensinar as crianças a nadar, a iniciativa decorreu simultaneamente em 26 países, sendo Guimarães a única localidade portuguesa a participar no projeto.
A validação do contributo do Complexo de Piscinas de Guimarães para o Guinness World Records  esteve a cargo de Aníbal Pires e Dimas Pinto, respetivamente, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.
Contando com o apoio de várias entidades internacionais, incluindo a Cruz Vermelha, a “A maior aula de natação do Mundo” decorreu nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bahamas, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Jamaica, Japão, México, Polónia e Portugal (Guimarães).
O ensino da natação é considerada uma ferramenta vital para evitar o afogamento, uma das principais causas não intencionais de morte e lesão relacionada em crianças de 1 a 14 anos de idade. A maior aula de natação do mundo pretende sensibilizar para esta problemática e incentivar a cooperação entre entidades que atuam no âmbito da gestão de piscinas e de espaços de diversão aquática.
Recorde-se que no Complexo de Piscinas de Guimarães são promovidas aulas das seguintes modalidades: Natação para bebés com acompanhamento (6 meses aos 2 anos), Natação para crianças (2 aos 4, 5 aos 9 e 10 aos 13 anos), Natação para adultos e famílias, Natação sincronizada (formação), Mini-pólo aquático (formação), Hidroginástica (iniciação, avançada e hidrosenior) e Hidroterapia (grávidas, recuperação e geriatria), hidrobike, dança para crianças e atividades de fitness, entre outras.
As renovações e inscrições para a frequência do Complexo de Piscinas de Guimarães no próximo ano letivo deverão ser efetuadas nos meses de junho e julho. As renovações para o mesmo horário decorrem de 18 junho a 8 julho e aquelas em que se deseja alteração de 9 a 22 julho. O período para novas inscrições inicia-se a 23 de julho.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Farmácias de serviço

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia