Câmara de Braga alocou um milhão de euros para a Cidade Europeia do Desporto 2018

Desporto

autor

Paulo Machado

contactar num. de artigos 551

Foi com enorme orgulho, satisfação e sentido de responsabilidade que Ricardo Rio recebeu oficialmente a distinção de Cidade Europeia do Desporto, título que Braga ostentará em 2018. A distinção foi entregue pelo presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli, numa cerimónia que decorreu, ontem, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

“Queremos que a Cidade Europeia do Desporto seja um legado para o futuro dos Bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população. Todas as actividades programadas têm o intuito de alargar o Desporto a todos os cidadãos e fazer face a desafios prementes da sociedade actual como são os casos da obesidade infantil ou do sedentarismo dos jovens”, referiu o Ricardo Rio, adiantando que o Município “alocou uma verba própria de cerca de um milhão de euros para sustentar as muitas iniciativas que vamos desenvolver ao longo do próximo ano”.

No final da cerimónia de ontem, Ricardo Rio destacou que a grande preocupação passa por “estimular a prática desportiva por toda a população, sem excluir ninguém” e por isso dá conta da meta em 'promover programas que irão estimular a prática desportiva enquanto ferramenta de saúde e melhor qualidade de vida para todos os cidadãos”, lançando também a atenção para a vertente económica e projecção da dimensão turística da cidade.

“Com este programa, vamos ter em Braga grandes competições de todas as modalidades que podemos acolher, quer sejam competições nacionais ou competições internacionais, permitindo a vinda a Braga de muitos milhares de pessoas”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Braga.

No âmbito dos investimentos em curso, Ricardo Rio destacou as obras em execução no Eixo da Rodovia e para mais tarde fica o Pavilhão Multidesportos, conforme uma vontade já expressa.
“Temos, em primeiro lugar, potencial uma rede boa de infraestruturas que Braga dispõe, uma vez que se encontra algo desequilibrada como se verificou na nossa carta desportiva. Há o caso da Ginástica que está em grande crescimento, como as artes marciais, há uma série de valências que Braga precisa e neste momento não tem”, salientou o autarca.

“A população pede ainda outros investimentos, como a requalificação do Pavilhão Flávio Sá Leite e alterações no Estádio 1º de Maio, sendo que a área do desporto ainda tem algumas lacunas e a área do Pavilhão dos Desportos é um dos projectos que gostaríamos de iniciar neste mandato autárquico, identificando localizações potenciais para a sua implementação, seguindo-se a elaboração do projecto, mas não acredito que seja possível face ao volume investimentos que estamos já a fazer noutras áreas”, admitiu o presidente do município de Braga.

Prioridade para instalações desportivas para ginástica

O dia 19 de Janeiro será o pontapé de saída para o programa de Braga Cidade Europeia do Desporto, cujo programa está definido, com alguns eventos já agendados. Mas da parte do Muni- cípio há também atenção para a criação de novas estruturas.
“Há coisas que não estão tão bem servidas quanto outras em termos de instalações desportivas”, admitiu Sameiro Araújo. “A minha prioridade neste momento para as instalações desportivas vai para a ginástica. Temos um longo caminho a percorrer em termos de instalações. O clube de ginástica em Braga tem alunos em lista de espera e eu não quero isso para a minha cidade”, vincou a vereadora da Câmara de Braga.

O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspectos que contribuíram para que a candidatura bracarense fosse vencedora no processo de selecção.

Sameiro Araújo manifestou o desejo que este título tenha repercussões no quotidiano dos Bracarenses ao longo dos tempos. “Após 2018 queremos que tudo seja diferente e que haja um aumento da população bracarense a praticar Desporto. Este título é mais um estímulo para que o Município continue a sua aposta na melhoria das condições para a prática desportiva quer de atletas de alta competição, quer da população em geral”, referiu.

Segundo a vereadora são muitas as iniciativas programadas para desenvolver em 2018. Desde um campeonato nacional de remo indoor, três competições internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outras, fazem parte de um vasto programa que não contempla apenas a vertente desportiva. “Queremos criar uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”, disse Sameiro Araújo.

Até ao final deste mês serão apresentadas as principais linhas programáticas. Neste momento, já se conhece a realização do Torneio Lopes da Silva (futebol) destinado aos jovens de sub-14 de todas as associações, assim como a Fase Final da Taça de Portugal em Basquetebol e ainda a realização da Festa Nacional da Ginástica, evento de grande impacto que reunirá cerca de três mil ginastas e com a parte competitiva a realizar no Parque de Exposições.

Sameiro Araújo apontou, ainda, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto que “o grande objectivo e aquilo a que nos propusemos é fazer em Braga uma cidade completamente aberta à prática desportiva, fazer da prática do desporto um estilo de vida para a população bracarense. Portanto, se chegarmos ao fim de 2018 com a percentagem da população bracarense a fazer actividade física, o desafio está ganho. Temos 28 por cento, num estudo feito. O ideal seria toda a população, mas temos um longo caminho a percorrer. Se tivermos 40 por cento no final do mandato seria muito importante”, referiu.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia