IPVC vence prémio Voluntariado Universitário

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35068

O projecto ‘Escola Inclusiva’ do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) venceu o Prémio de Voluntariado Universitário promovido pelo Santander Universidades Portugal na categoria ‘Comunidade’. O projecto destaca-se pelo serviço prestado a toda a comunidade envolvente ao IPVC e junta docentes, estudantes e empresas.

Auxiliar as instituições sociais da região a solucionarem problemas internos da organização ou melhorarem o serviço aos seus utentes, promovendo a inclusão social; melhorar os processos e procedimentos internos ao IPVC de forma a contribuir para uma escola mais inclusiva e transmitir aos alunos a missão de responsabilidade social dando-lhes a possibilidade de participar em projectos reais onde usem os conhecimentos que vão adquirindo para ajudar a comunidade são os objectivos principais do projecto agora distinguido que envolve já 18 instituições e mais de uma centena de alunos.

A Escola Inclusiva nasceu da necessidade demonstrada pelas instituições sociais da região e que podem ser colmatadas através das várias competências do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A motivação, disponibilidade e empenho de vários docentes e alunos tornaram possível a concretização de inúmeros projectos, em diversas áreas. Embora com maior foco nos últimos dois anos, as primeiras actividades deste projecto remontam a 2010.
Até à data, o projecto que chegou a 18 instituições (em particular sociais e educativas), sem esquecer a comunidade académica, utentes das instituições e comunidade em geral de Viana do Castelo.

Esta é também uma oportunidade para os alunos desenvolverem e consolidarem, em situações reais, os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação no IPVC e aliar este trabalho à missão de responsabilidade social implícita a estes projectos.
Os alunos deslocam-se às instituições durante a realização dos trabalhos, facto que lhes permite conhecer a realidade das mesmas e as problemáticas sentidas, promovendo o seu sentido de ajuda e de responsabilidade social.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia