Loja Social de Esposende assinalou Dia Internacional do Voluntariado

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 35068

Como forma de assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se comemora hoje, 5 de dezembro, a Loja Social de Esposende realizou um workshop intitulado “Porque fazemos voluntariado”, que decorreu esta tarde nas suas instalações.

Esta ação pretendeu homenagear e agradecer aos voluntários da Loja Social que, ao longo de todo o ano, garantem a colaboração e o apoio necessários às atividades e projetos da Loja, conforme assinalou a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende e Vereadora da Coesão Social.

Alexandra Roeger saudou o excelente trabalho que os voluntários têm vindo a desenvolver no seio deste projeto da Rede Social concelhia e considerou que o sucesso da Loja também se deve à sua entrega e colaboração. Agradeceu, assim, o empenho de todos, manifestando a expetativa de que possam dar continuidade ao trabalho de voluntariado.

A Vereadora da Coesão Social revelou que é intenção do Município dar ainda maior expressão ao voluntariado no concelho, imprimindo-lhe uma maior dinâmica, não apenas a nível social como também ambiental, entre outras vertentes. Neste sentido, perspetivam-se novas parcerias, nomeadamente com o banco nacional de voluntariado.

Agradeceu a colaboração da Associação Sopro - Solidariedade e Promoção, de Barcelos, na realização do workshop. Fundada em 1996 por um grupo de jovens alunos voluntários do Colégio La Salle, a Sopro é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com o Estatuto de Entidade de Utilidade Pública, Sem Fins Lucrativos.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Dia Internacional do Voluntariado visa incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo, homenageando quem dá do seu tempo para ajudar. A efeméride reveste-se de um significado muito especial, na medida em que reconhece a importância do voluntariado como forma efetiva de praticar uma autêntica cidadania, contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário.

Em atividade desde 20 de abril de 2009, o Banco Local de Voluntariado de Esposende conta atualmente com uma bolsa de 218 voluntários, que disponibilizam parte do seu tempo em prol desta causa, nomeadamente em projetos de natureza social e comunitária, como são as Campanhas de Recolha de Bens Alimentares desenvolvidas pela Rede Social de Esposende, atividades de apoio à Loja Social, assim como o trabalho desenvolvido nas instituições concelhias, entre outras. A Loja Social conta atualmente com 35 voluntários, sendo que, o ano passado, se verificaram 363 participações de voluntários (um aumento de 33% comparativamente com 2015), correspondentes a 4 655 horas de trabalho voluntário.

O Banco Local de Voluntariado faz a ponte entre os voluntários e as entidades que disponibilizam oportunidades de enquadramento a práticas de solidariedade social. Assim, as pessoas e entidades interessadas deverão contactar o BVL através do e-mail voluntariado@cm-esposende.pt, do telefone 253 960 100 ou diretamente nas suas instalações, na rua dos Bombeiros, n.º 51, em Esposende.

*** Nota da C.M. de Esposende ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia