Jovens da ESAS protagonizam musical pela paz

Braga

autor

Isabel Vilhena

contactar num. de artigos 1291

Mais de duas centenas de alunos voluntários do ensino secundário da Escola Alberto Sampaio (ESAS) protagonizam, no próximo domingo, o musical Streetlight do Projecto Gen Rosso.
Os jovens juntam-se, lado a lado, com os membros do Gen Rosso, num espectáculo onde não vai faltar dança Hip Hop, canto, teatro, cenografia, música, numa experiência inesquecível para os participantes e espectadores.

Este musical, de elevada qualidade e de mensagem contra a violência entre próximos, será precedido de dois dias de work shops intensivos, na ESAS, onde os alunos da escola vão participar nos diferentes grupos que compõem os variados aspectos do espectáculo, desde a construção dos adereços, a instalação das luzes, ao ensaio das coreografias que serão apresentadas durante as danças, os coros de vozes e o acompanhamento musical.

O produto final de toda esta intensa preparação dos alunos com os artistas do Gen Rosso vai ser apresentado no domingo no Auditório Vita, com a subida ao palco do musical Streetlight - The Musical que terá dois espectáculos, marcados para as 17.30 e as 21.30 horas.
Em qualquer um dos dois espectáculos, o público poderá assistir à narração de uma história de luta contra a adversidade e indiferença, de união entre homens de boa vontade e convivência em paz, alheios às diferenças de credo, cor, género, ideologia e nacionalidade. Tudo isto envolto num ambiente de muita espontaneidade, música, vozes, cores, luzes e muita alegria e paz.

‘Streetlight’ baseia-se na história de Charles Moats, um afro-americano de Chicago, que foi assassinado em 1969 à porta da sua casa.
Gen Rosso, o grupo que dá corpo a este projecto, é um grupo musical, no qual participaram mais de 200 pessoas desde a sua fundação em 1966. Nas últimas décadas o estilo musical do Gen Rosso desenvolveu-se continuamente, mas o objectivo manteve-se sempre o mesmo: transmitir, através da música, valores como a paz, a justiça social, o amor, a unidade e a solidariedade.

A sua originalidade resulta de uma bagagem artística e cultural muito própria, das diversas nacionalidades dos seus elementos e do compromisso pessoal dos seus elementos: testemunharem diariamente e constantemente os princípios em que acreditam.
‘Streetlight - The Musical’ tem levado a mensagem pelo mundo, passando por vários países da Europa, da Ásia, de África e da América.

Foi encenado em vários palcos como teatros, praças, prisões, escolas e palcos sob as estrelas. Este musical já alimentou projectos didáticos de prevenção da violência; formação da cultura do diálogo e desenvolvimento de atitudes propícias à vivência da Paz. Está agora em Braga para que todos possam viver experiências de palco e de paz diferentes e que se querem transformadoras.

Projecto Living Peace: viver e disseminar a Paz

O Projecto Living Peace International tem estado presente no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio nos últimos quatro anos, “desenvolvendo uma acção com resultados muito positivos, quer a nível pedagógico quer a nível humano, apostando na promoção da consciência de sermos todos membros de uma grande família humana, incidindo a sua acção logo a partir o pré-escolar onde, desde cedo, as crianças são incentivadas a viver os valores que criam uma cultura de paz e fraternidade entre todos”, explicou Teresa Graça, coordenadora do projecto Living Peace no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.

Teresa Graça contou que “no ano passado, a nossa escola organizou uma exposição internacional de desenhos sobre a paz, onde centenas de crianças de quase 100 países enviaram desenhos fantásticos, testemunhando juntamente com os nossos alunos participantes, o desejo de um mundo em paz”. A coordenadora acrescentou que “este ano, queremos expressar o nosso trabalho pela paz, através deste programa Together4Peace que culminará no musical Streetligt após o esforço feito pelos nossos alunos mais velhos, em vários workshops”, rematou.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia