EPATV assinalou Dia Internacional Eco-Escolas

As Nossas Escolas

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34776

A Escola Profissional Amar Terra Verde celebrou, no dia 10 de novembro, o Dia Internacional Eco-Escolas, e que, como escola amiga do ambiente, tem dinamizado várias atividades de sensibilização para a proteção das florestas, tentando cumprir o seu papel de educador ambiental. O tema do ano foi novamente “Floresta”, devido aos episódios que assolaram o verão português - os incêndios - e que causaram uma destruição maciça de zonas florestais.
Dada a gravidade e amplitude deste problema, torna-se cada vez mais claro que, para além das necessárias medidas a desenvolver e a implementar pelos organismos estatais responsáveis e proprietários florestais, a prevenção e minimização dos incêndios florestais precisa de um profundo envolvimento de todos os cidadãos.

Como o principal objetivo é agir pela proteção dos ecossistemas, as celebrações começaram pela manhã com uma ação de reflorestação em S. Miguel-o-Anjo, na freguesia de Prado S. Miguel, onde foram plantados carvalhos, pinheiros e medronheiros pela comunidade escolar. Esta atividade foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde, pois só de uma forma organizada se podem realizar estas ações.

Os alunos, inicialmente, foram sensibilizados para os cuidados a ter ao longo de todo o ano, especialmente antes dos períodos mais críticos, fomentando a preservação e conservação das florestas. Posteriormente, os jovens “arregaçaram as mangas” e procederam à plantação.
De regresso à escola, os alunos assumiram o mesmo compromisso, plantando um castanheiro no jardim da EPATV. 

Da mesma forma, foi inaugurada uma Exposição de Realidade Aumentada que pretende criar uma interação com o público, onde, com apenas um dispositivo móvel, os visitantes, focando os vários elementos presentes na tela, visualizam todas as fotografias que integram a exposição. O objetivo primordial desta atividade consiste em abordar a problemática das florestas de uma forma sustentável, ecológica, rápida e atrativa para os nossos jovens.
As fotografias retratam a fauna e flora do Gerês e são da autoria do professor António Cunha, a quem gostaríamos de agradecer a amável cedência e salientar o importante papel que o autor tem desempenhado na divulgação e sensibilização para a preservação das espécies e paisagens desta reserva natural. 

A cerimónia encerrou com o hastear da bandeira verde, que simboliza o reconhecimento do trabalho realizado em prol do ambiente, no ano letivo anterior. Este momento contou com a presença do Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, o representante da Câmara Municipal de Vila Verde, Adelino Machado, e toda a comunidade escolar.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia