Braga estabelece relações com Daejeon na Coreia do Sul

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34728

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi recebido esta quarta-feira pelo Presidente Kwon Sun-Taik, de Daejeon, na Coreia do Sul, onde teve a oportunidade de estabelecer o primeiro contacto entre as duas cidades e criar condições para várias parcerias no futuro. Esta visita ocorre por altura da presença em Seul para participar no Encontro de Champion Mayors da OCDE e do Fórum de Alterações Climáticas de Seul, que decorreu nos dias 19 e 20 de Outubro.

Ricardo Rio manifestou a sua satisfação pelo modo como decorreu a visita a Daejeon, pois esta foi uma oportunidade para 'estabelecer relações com este importante centro tecnológico da Coreia do Sul e ficar a conhecer pessoalmente esta cidade”. O Presidente Kwon manifestou interesse em visitar Braga num futuro próximo e assinar um acordo de colaboração que possa culminar numa geminação das duas cidades.

O Presidente da Câmara de Braga assinalou que depois da China, a Coreia é um país que tem um interesse estratégico para Braga, não só pelas suas potencialidades de colaboração nas áreas de tecnologia e inovação, mas também no turismo, pois Portugal cada vez recebe mais turistas coreanos. “Sendo o turismo religioso uma área muito relevante na Coreia do Sul, muitos coreanos conhecem Fátima mas não Braga, e está é também uma oportunidade para divulgar as nossas potencialidades turísticas', concluiu Rio.

Ricardo Rio foi ainda recebido pelo Presidente do Technopark de Daejeon, Kwang-Eui Pyun, que fez uma apresentação deste polo tecnológico que tem um orçamento anual de 60 milhões de euros no apoio à investigação relacionada com as empresas e que funciona de modo semelhante ao que Braga deseja implementar com o Innovation Arena. O Presidente da Câmara Municipal de Braga teve ainda a oportunidade de ter uma reunião de trabalho com o Presidente do Daejeon Center for Creative Economy & Innovation, Jong Tae Ihm, uma estrutura municipal que funciona de modo semelhante à Startup Braga. Em ambas as reuniões ficou acordado que se irão abrir portas de colaboração com Braga e as suas instituições semelhantes.

Daejeon é a quinta maior cidade da Coreia do Sul, com cerca de 1,5 milhões de habitantes, sendo uma das mais jovens do país. Sendo uma cidade universitária com 20 instituições do Ensino Superior, destaca-se sobretudo nas áreas tecnológicas e de inovação. Situada no centro da Coreia, a 150 quilómetros de Seul, é também um importante centro de investigação em áreas como a Nanotecnologia e a Biotecnologia. Este contacto surgiu por sugestão e intermediação do Embaixador da Coreia do Sul em Portugal, que considerou que estas as cidades são semelhantes e que têm muito a ganhar se juntarem esforços.

*** Nota da C.M. de Braga ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia