Vila Nova de Famalicão: Casa de Camilo apresenta “Alexandre Cabral (1917-1996), Dedicado Camilianista

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34728

Está patente até 1 de março de 2018, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, a exposição que homenageia “Alexandre Cabral (1917-1996), Dedicado Camilianista. No ano em que se assinala o centenário do seu nascimento, evoca-se através desta exposição bibliográfica, documental e iconográfica, Alexandre Cabral, escritor e investigador literário, autor do fundamental Dicionário de Camilo Castelo Branco, um dos mais abalizados e prolíficos estudiosos da vida e da obra do romancista de Seide, a que dedicou anos a fio de incansável labor. O vasto acervo que reuniu ao longo da sua vida acabou por o legar à Casa de Camilo.

Alexandre Cabral foi mesmo a figura central da quarta edição dos Encontros Camilianos de S. Miguel de Seide, que decorreu no passado fim-de-semana em Vila Nova de Famalicão, e contou com a presença de seu filho, Aguinaldo Cabral, que salientou “a paixão” do pai por Camilo Castelo Branco, agradecendo o reconhecimento.

No colóquio três oradores, José Cândido Oliveira Martins da Universidade Católica Portuguesa, António Pedro Pita da Universidade de Coimbra e António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, que abordaram temáticas da vida de Alexandre Cabral.

Ligado à corrente literária neo-realista, Alexandre Cabral acabou por se especializar como grande e profundo conhecedor da obra de Camilo Castelo Branco. Foi uma das personalidades ligadas à fundação do Centro de Estudos Camilianos, foi distinguido com o Prémio de Camilo em 1987, e, por vontade própria, foi doado à Casa de Camilo, após a sua morte, todo o seu acervo camiliano, constituído por obras de e sobre Camilo Castelo Branco, além de milhares de documentos, reunidos ao longo de 40 anos e relacionados com o século XIX e com a vida e obra do romancista de Seide.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia