Braga presta tributo ao legado de ‘expressão universal’ de D. Rodrigo de Moura Teles

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34728

Até ao próximo Sábado, Braga presta tributo a um dos maiores nomes da sua história, com um congresso de homenagem a D. Rodrigo de Moura Teles, Arcebispo de Primaz no século XVIII, cujo legado económico, social, artístico e religioso veio transformar a sociedade na qual esteve inserido.

Intitulado ‘Os Sete Castelos’, o congresso concentra dezenas de historiadores e outros estudiosos em torno da pessoa e da obra de D. Rodrigo de Moura Teles.

“Mais do que um tributo justo e oportuno, este é um momento histórico que se reveste de extrema importância para Braga. D. Rodrigo de Moura Teles deixou-nos um legado de expressão universal e a grande marca do barroco Bracarense tem na sua figura uma elevada centralidade”, referiu Miguel Bandeira, vereador do Município de Braga, durante o arranque dos trabalhos que se realizou esta Quarta-feira, 12 de Outubro, no Hotel do Parque, no Bom Jesus.

Após ter sido designado Arcebispo de Braga, em 1704, D. Rodrigo de Moura Teles deu início a um dos mais notáveis arcebispados que a Cidade conheceu ao longo da sua história. Homem de uma enorme erudição e de uma invulgar sensibilidade política, D. Rodrigo arquitectou um programa invulgarmente coeso em termos económicos, sociais, artísticos e religiosos que iria transformar a sociedade e a paisagem sagrada da Arquidiocese.

Da sua vida, há a realçar vários vectores: um pastoral, com forte acção social na Diocese; um social, mantendo-se ainda a influência em instituições como o Convento de Penha de França e as Convertidas; e um construtivo, tendo deixado um legado monumental de extrema valia, destacando-se, o Bom Jesus e a capela de S. Sebastião das Carvalheiras. Por outro lado, as Confrarias, tendo impulsionado mais de 600, desde Lisboa até Braga.

Este congresso, organizado pelo Instituto de História e Artes Cristãs (IHAC), pretende relevar esta figura e a sua importância através de um intenso programa que se prolonga até ao próximo Sábado.

*** Nota da C.M. de Braga ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia