Barcelos: Encontro de bibliotecas promove o livro

Cávado

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34728

Organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, a Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe, nos próximos dias 20 e 21, o 7.º Encontro de Bibliotecas de Barcelos.

“Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. São 27 estruturas na promoção dos livros e da leitura, animadas por um programa de actividades culturais desenvolvido em permanência pela Câmara Municipal de Barcelos”, adianta fonte daquela autarquia.

Este ano subordinado ao tema ‘Bibliotecas em Linh@ - Agir, Articular, Transformar’, o programa do 7.º Encontro de Bibliotecas de Barcelos tem início às 14 horas, do dia 20, com a habitual sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes. O encontro conta ainda com a presença de António Boaventura, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, e de Helena Araújo, da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.

Ainda no mesmo dia, às 15 horas, será debatido o primeiro tema - ‘Literacia: competência essencial do aluno no século XXI’, por Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e ex-ministro da justiça.
“O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas, e reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias dimensões constitutivas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, etc), procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e a devida promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos”, acrescenta a mesma fonte.

Ao longo dos dois dias do encontro, realizam-se ainda diversos workshops, com a participação de Pedro Chagas Freitas, Joana Viana, Elisa Cerveira e Mariana Celas.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia