Professores e alunos Erasmus + trabalham as questões da diferença

As Nossas Escolas

autor

Marta Amaral Caldeira

contactar num. de artigos 1674

O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda de, ontem, as boas-vindas ao grupo de 14 professores e 23 alunos oriundos de vários países europeus, que estão de visita a Braga no âmbito do projecto Erasmus + ‘Leading Ligths’ - onde vão trabalhar especificamente sobre o tema da integração dos alunos e pessoas com necessidades especiais. O objectivo é só um: “consciencializar a comunidade e celebração da diferença”.

O grupo de professores e alunos de Espanha, Finlândia, Franças, Itália e País de Gales, foram recebidos na manhã de ontem com uma sessão formal que teve lugar no auditório de espectáculos da Escola Secundária Sá de Miranda.
Antonieta Silva, directora do agrupamento, fez questão de marcar presença nesta sessão, onde deu conta de algum do trabalho que se leva a cabo no âmbito das Necessidades Educativas Especiais e onde, claro, deixou as boas-vindas aos colegas e alunos que participam neste projecto com o agrupamento.

Isabel Barbosa, a professora coordenadora local deste projecto do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, indicou que “além da consciencialização da comunidade e sociedade em geral para as questões da diferença e, no nosso caso específico das Necessidades Educativas Especiais, pretendemos que esta nossa semana, junto dos nossos parceiros europeus que nos visitam, seja acima de tudo um momento de celebração da diferença”.

“A verdade é que sejam quais forem as diferenças que existam, sejam elas sociais, culturais, religiosas ou de outro tipo, a nossa pretensão é tentar realçar o lado positivo da diferença e aproveitarmos o que podemos tirar de bom nesta relação com as diferenças no sentido de criarmos unidade e integração social e também enriquecimento pessoal para todos nós”, referiu a responsável.

O dia de ontem serviu para os alunos e professores portugueses e os parceiros europeus trocarem impressões sobre a forma como trabalham a diferença nas suas escolas. Refira-se que o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda tem aproximadamente 80 alunos com necessidades educativas especiais.
O Agrupamento de Escolas Sá de Miranda vai também levar os parceiros europeus a uma visita a instituições religiosas de diferentes credos no Porto, entre as quais a uma sinagoga e e uma igreja anglicana.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia