Semana do Mundo Rural mostra tradições e potencialidades do sector no concelho

Braga

autor

Paula Maia

contactar num. de artigos 945

É com um programa recheado de actividades, onde se pretende dar ênfase às tradições rurais e valorizar o sector no concelho, que se apresenta a quarta edição da ‘Semana do Mundo Rural’, uma iniciativa do pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Quinta Pedagógica e a Associação de Artesãos do Minho, que tem início esta quinta-feira e se prolonga até domingo.
O Campo da Vinha volta a ser o ponto nevrálgico desta actividade representativa do mundo rural onde serão representadas algumas tradições antigas como a desfolhada, a vindima ou a confecção de pão à moda antiga.

Neste espaço decorrerá também uma feira com produtos típicos, tradicionais, gourmet, inovadores e biológicos, assim como a já tradicional praça da alimentação com as ‘tascas e tabernas’ onde poderá degustar os sabores típicos da região.
Os sectores industriais e institucionais ligados à agricultura, exploração e defesa da floresta também se farão representar no Campo da Vinha que contará ainda, durante todo o período desta Semana do Mundo Rural, com um espaço dedicado à Quinta Pedagógica, através da presença de animais vivos e passeios de charrete pela cidade.

O ponto alto desta iniciativa tem lugar domingo, a partir das 15 horas, com a realização do Cortejo Etnográfico onde marcarão presença as freguesias/ /união de freguesias que são desafiadas a apresentar as suas tradições e cultura. “Pretendemos revelar aos bracarenses os costumes, as crenças e as tradições de cada comunidade que são transmitidas de geração em geração e que permitem dar continuidade uma determinada cultura e tradição”, disse o vereador Altino Bessa durante a apresentação do certame, acrescentando que este ano a iniciativa será marcada por uma competição saudável entre freguesias com prémios para os três primeiros lugares, elegíveis pelos respectivos presidentes de junta.

A ‘Semana do Mundo Rural’ integra ainda uma área pedagógica onde terão lugar ateliês diversos relacionados com ervas aromáticas e flores comestíveis, sementeiras, oficinas de sabão, showcookings, assim como visitas ao Banco Português de Germoplasma Vegetal ou ao Moinho de Este S. Pedro.
A animação também não vai faltar por este dias com a realização de vários concertos. Sexta-feira, pelas 21.30 horas, actuam os ‘Minhotos Marotos’. No sábado, a partir das 14 horas, decorre o festival folclórico. À noite, a partir das 22 horas, decorre um tributo a António Variações.
Quim Barreiros anima o final da tarde de domingo, a partir das 18.30 horas.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia