Famalicão é município Amigo do Desporto

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33985

Vila Nova de Famalicão recebeu, na passada sexta-feira, o título de 'Município Amigo do Desporto 2017', uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto e pela Cidade Social-plataforma on-line que visa reconhecer o modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo e os resultados obtidos pelos municípios portugueses.

A entrega do galardão decorreu em S. João da Madeira, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. O município fez-se representar pelo Chefe de Divisão do Desporto Rui Baptista.

O reconhecimento nacional ao município de Famalicão surge no seguimento de uma avaliação que incidiu em dez áreas de atuação, nomeadamente organização, planeamento desportivo e dimensão económica, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

“É um orgulho receber esta distinção a nível nacional e é um sinal de que o trabalho que temos desenvolvido em prol do desporto no concelho é notado e reconhecido”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, salientando a dinâmica que a autarquia tem criado nesta área.

Para além dos espaços de excelência para a prática desportiva existentes no concelho, como o Parque da Devesa e outros, a autarquia famalicense tem apostado na realização de programas desportivos transversais a todas as faixas etárias, com iniciativas como os “Mais e Melhores Anos” para os seniores, ou as Férias Desportivas e Recreativas para os mais novos. O Move-te, com aulas de ginástica gratuitas, o Famalicão em Forma com acompanhamento personalizado ou ainda a psicomotricidade infantil para as escolas são outros exemplos que contribuíram para a atribuição do prémio. A promoção do desporto adaptado, com a natação e o boccia mereceram também o reconhecimento nacional.

Segundo Paulo Cunha, “tem havido uma preocupação em criar espaços desportivos, mas também programas que incentivem a prática do exercício físico, enquanto sinónimo de bem-estar e de uma vida saudável, abrangendo crianças, jovens, adultos e seniores”.

A par destas iniciativas, a autarquia famalicense tem vindo a apostar no apoio à promoção de eventos desportivos, com o objetivo de potenciar o concelho ao nível do desporto, como são os casos da Meia Maratona, das 24 Horas BTT, ou ainda do Famalicão Dança que integra a Final da Taça de Portugal e da Taça Europa Latinas.

Outro dos parâmetros avaliados para a atribuição do galardão “Município Amigo do Desporto” são as parcerias existentes. E neste campo, “Famalicão orgulha-se do trabalho desenvolvido em parceria com as coletividades locais”, como afirma Paulo Cunha.

A Associação Portuguesa de Gestão de Desporto é uma organização sem fins lucrativos, que pretende contribuir e colaborar na criação de uma cultura de eficácia, qualidade e responsabilidade na gestão das organizações desportivas.

*** Nota da C.M. de Vila Nova de Famalicão ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia