Eleição do reitor da Universidade do Minho realiza-se a 24 de Outubro

Ensino

autor

José Paulo Silva

contactar num. de artigos 2143

O Conselho Geral da Universidade do Minho agendou para 24 de Outubro a eleição do novo reitor. O período de apresentação de candidaturas ao cargo inicia-se a 22 de Julho e termina a 15 de Setembro.
António Cunha, o actual reitor, não se pode recandidatar por limitação de mandatos, tendo já convocado para esta quarta-feira, dia 19, um encontro com representantes de órgãos de comunicação social no qual vai apresentar um balanço dos oito últimos oito anos de exercício do cargo, período durante o qual foi tomada a decisão estratégica de passagem da Universidade do Minho a fundação pública em regime de direito privado.

Rui Vieira de Castro, até ao início de 2017 vice-reitor, já se posicionou como candidato ao cargo de reitor, pretensão que ganhou força com a vitória folgada que a sua lista obteve nas eleições de Março último para o Conselho Geral da Universidade do Minho, órgão que coordena o processo de escolha do reitor.

Luís Valente de Oliveira, recém-eleito presidente do Conselho Geral, preside à comissão eleitoral, a qual integra representantes de estudantes, professores e investigadores e pessoal não-docente.
Terminado o período de admissão de candidaturas provisórias, segue-se a confirmação das mesmas em definitivas até 4 de Outubro. A audição dos candidatos no Conselho Geral: está prevista para 23 de Outubro, um dia antes da eleição do reitor pelo colégio eleitoral do Conselho Geral.

Segundo os estatutos da Universidade do Minho, podem candidatar-se ao cargo de reitor, professores(as) ou investigadores(as) doutorados(as) desta academia ou de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras.
O reitor deve assumir-se como personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e com visão estratégia para cumprir a missão da academia.

‘UMinho Cidades’ entrega no Fundão prémios a municípios

A cerimónia de entrega dos Prémios Município do Ano - Portugal 2017 realiza-se a 27 de Julho na cidade do Fundão. A organização cabe à Universidade do Minho, através da platafor-ma UMCidades, e ao Município local. Esta quarta edição de Municípios do ano contou com 63 candidaturas, estando nomeados projectos de 35 municípios para nove categorias e para o grande prémio final.

O concurso visa reconhecer boas práticas de projectos de municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

A iniciativa foi ganha em 2014 pelo Município de Lisboa (projecto ‘Há Vida na Mouraria’), em 2015 por Vila do Bispo (projecto ‘Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza’) e em 2016 pelo Fundão (projecto ‘Academias de Código’).
Braga, Bragança, Guimarães e Viana do Castelo, na categoria Norte; Boticas, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Foz Côa, na categoria Norte com menos de 20 mil habitantes, são alguns dos municípios finalistas da edição deste ano.

Segundo o responsável do UM-Cidades, Paulo Cruz, têm surgido novas realidades e dinâmicas que valorizam a vida dos munícipes. “Um presidente da Câmara já não pretende deixar grandes obras. Preocupa-se antes com projectos imateriais e intangíveis, muitas vezes sem afectar grandes recursos, mas que trazem claros benefícios para a qualidade de vida de alguns segmentos da sociedade, como idosos, crianças ou desfavorecidos”, considerou.
“O legado destes governos de proximidade está também em ‘fazer diferente’, para assim atrair e fixar população e talento”, acrescentou o docente e investigador da UMinho.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia