Assunção Flores reconduzida no cargo de Presidente de associação científica internacional

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 33985

A investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), da Universidade do Minho, Maria Assunção Flores, foi reconduzida no cargo de presidente da Associação Internacional de Estudo dos Professores e do Ensino (International Study Association on Teachers and Teaching- ISATT) considerada uma das mais prestigiadas nesta área. É a primeira vez que uma portuguesa assume este cargo numa associação internacional que já conta com 35 anos de história. Assunção Flores foi eleita, pela primeira vez, para o cargo de presidente em 2013 na Bélgica. A recondução, por unanimidade, para o segundo mandato, aconteceu no 17º Congresso Bienal da Associação, que decorreu na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, em 2015. Na semana passada, de 3 a 7 de julho, na Universidade de Salamanca, foi reconduzida para mais um mandato na liderança desta associação no seu 18º congresso bienal que reuniu mais de 300 participantes oriundos de 55 países.

Assunção Flores proferiu ainda a conferência de encerramento que incidiu nos desafios atuais na formação de professores e no ensino, destacando-se a necessidade de desconstruir o discurso da qualidade em educação, de repensar a seleção e formação de professores e de fazer ouvir a voz dos alunos nos esforços de melhoria da educação. A investigadora chamou ainda a atenção para a necessidade de estudar e divulgar os nichos de excelência que existem no campo da educação e de problematizar discursos simplistas e redutores no que concerne à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. 


Para além de continuar a desenvolver a missão da ISATT, Assunção Flores pretende expandir a associação nas regiões do globo onde está menos representada, bem como disseminar o trabalho dos seus membros em fóruns e conferências. O objetivo é potenciar a articulação entre a investigação, a prática e a política, nomeadamente no que diz respeito à formação de professores para o século XXI e à melhoria da educação, através do debate e da produção de documentos relevantes neste domínio. A direção da associação conta ainda com investigadores oriundos dos EUA, da Inglaterra, da Austrália, do Canadá, do Brasil, da Espanha, de Hong Kong e da Turquia. A ISATT é uma associação internacional fundada em 1983 que reúne mais de 250 membros oriundos de 55 países dos vários continentes com o fim de promover, analisar e divulgar investigação sobre os professores e o ensino, bem como aprofundar o conhecimento e a prática no sentido de melhorar a qualidade da educação.


Assunção Flores é licenciada em Ensino de Português-Francês, mestre em Educação, pela Universidade do Minho, e doutorada em Educação pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Foi presidente do Conselho Internacional de Educação para o Ensino (ICET), de 2011 a 2015, sediado nos EUA, onde foi, mais uma vez, a primeira e única portuguesa na direção.

A atual presidente da Associação internacional de Estudo dos Professores e do Ensino é membro de várias associações científicas internacionais e desenvolve vários projetos com universidades estrangeiras.

Em 2008/09, foi académica visitante na Universidade de Cambridge e, em 2015/2016, esteve na Universidade de Glasgow, Escócia, onde continua a colaborar em projetos de investigação e outras iniciativas. Para além de contar com mais de 200 publicações, Assunção Flores tem sido convidada como conferencista em eventos científicos em Portugal, mas sobretudo no estrangeiro, onde tem sido reconhecida pela sua investigação e liderança neste domínio. Tem colaborado regularmente com conceituadas revistas científicas internacionais como editora associada, consultora e autora. Atualmente, é diretora da Revista Europeia de Formação de Professores (European Journal of Teacher Education) e é diretora executiva da revista internacional Professores e Ensino Teoria e Prática (Teachers and Teaching theory and practice).

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia