Abertura do Curso de Ingresso na Carreira Diplomática na Universidade do Minho

Ensino

autor

Miguel Viana

contactar num. de artigos 1901

A Universidade do Minho (UMinho ) iniciou ontem o Curso de Ingresso na Carreira Diplomática. O curso destina-se a todos aqueles que pretendem ingressar na carreira diplomática.
A realização do curso, por parte da Escola de Economia e Gestão e da UminhoExec, justifica-se, no entender do Reitor da UMino, António Cunha, na medida em que “emerge, de um modo muito forte, a dimensão da diplomacia científica e da ciência, no meio das relações diplomáticas entre países. A relação entre países faz-se na dimensão científica”.

A primeira aula do curso contou com a presença de Jaime Gama, ex- ministro dos Negócios Estrangeiros, que alertou os frequentadores do curso para as constantes e as variáveis da política externa portuguesa.

Discorrendo pela história de Portugal, desde o Condado Portucalense até à actualidade, Jaime Gama identificou como uma constante da política externa lusa “a necessidade de preservar a identidade do país e a liberdade de acção”. Contudo, alertou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros”a geografia e a História condicionaram sempre a política externa do país”.
Jaime Gama defendeu ainda a necessidade das relações com os outros países terem em conta “a incerteza internacional que se vive actualmente a vários níveis” e a “desvalorização do sector do Estado com a consequente retirada de meios. Tem-se registado também o aparecimento de culturas políticas populistas”.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros aconselhou os candidatos a diplomatas a lerem “bons manuais de História de Portugal, de História Militar Portuguesa ea História da Língua portuguesa” para que conheçam melhor o páís que poderão vir a representar.
O curso prolonga-se até 29 de Julho, abordando temas como ‘A União Europeia, a NATO e problemáticas Regionais’, o ‘Direito Internacional Público’, o ‘Direito da União Europeia’, as ‘Políticas da União Europeia e Portugal’ e ‘O tecido Empresarial Português’.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia