Viana do Castelo quer ser Capital Europeia da Cultura 2027

Alto Minho

autor

Redacção

contactar num. de artigos 32819

O presidente da câmara de Viana do Castelo anunciou que o município vai candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027. Para o autarca socialista, José Maria Costa, “o município enquadra-se nos objectivos europeus de cooperação cultural, tendo um valioso património cultural na sua identidade”.
Segundo o presidente da câmara da capital do Alto Minho, o concelho “teve sempre o reconhecimento nacional na afirmação do traje à vianesa que representou inúmeras vezes Portugal em diversas manifestações e eventos internacionais”.

Viana do Castelo junta-se assim a Faro, que também já anunciou a apresentação da sua candidatura.
O Parlamento Europeu aprovou a 13 de Junho a lista dos Estados-membros que vão acolher as capitais europeias da cultura entre 2020 e 2033, que prevê que uma cidade portuguesa seja capital em 2027, juntamente com uma localidade da Letónia.

Lançada em 1985, a Capital Europeia da Cultura já esteve ‘sedeada’ por três vezes em Portugal: Lisboa (1994), no Porto (2001) e em Guimarães (2012).
Os concursos para a atribuição do título começam seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, tal só acontecerá dentro de quatro anos, em 2021.
As próximas capitais europeias da cultura serão Valeta (Malta) e Leeuwarden (Holanda), em 20- 18, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália), em 2019, e Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda) .

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia