Póvoa de Lanhoso: Sala de Interpretação eleva a arte da filigrana

Cávado

autor

Lurdes Marques

contactar num. de artigos 380

Póvoa de Lanhoso passa a dispor, a partir de agora, da Sala de Interpretação da Filigrana, localizada no edifício da Casa da Botica. A apresentação do espaço, que resultou da reconversão da Sala da Interpretação do Território, decorreu na tarde de ontem, numa cerimónia que integrou, também, a apresentação da Rede de Monumentos e Sítios.
A cerimónia contou com a presença do vereador da Cultura, André Rodrigues, do presidente da Assembleia Municipal, Amândio de Oliveira, do presidente da Junta de Freguesia de Travassos, Manuel Sousa, e diversos artesãos do concelho.

Dignificar ainda mais o trabalho que é feito pelos artesãos do concelho de Póvoa de Lanhoso é um dos objectivos da Sala de Interpretação da Filigrana, como referiu o vereador André Rodrigues.
Ao longo do espaço, são dadas a conhecer peças em filigrana, o processo de produção, ferramentas e máquinas usadas naquela arte, algumas delas com longos anos de vida, numa homenagem aos mestres filigraneiros da Terra da Maria da Fonte.

A apresentação de um vídeo promocional marcou o arranque da Rede de Monumentos e Sítios da Póvoa de Lanhoso, num espaço que pretende agregar o património material e imaterial, assim como a restauração e o alojamento.
O projecto integrará os monumentos e sítios com valor histórico, patrimonial e paisagístico.
“Venha sentir a Póvoa de Lanhoso!” é o convite deixado pelo vídeo promocional.

A par disso, a autarquia apresentou um conjunto de materiais promocionais do concelho, dirigido, essencialmente, para os turistas. Azulejos, lápis, esferográficas, brochuras e blocos de notas são alguns dos artigos promocionais do concelho à venda no Posto de Turismo, Casa da Botica e Centro Interpretativo Maria da Fonte.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia