Maria José Fernandes é a nova presidente do IPCA

Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34308

A professora Maria José Fernandes foi ontem eleita presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em reunião do Conselho Geral. Torna-se, assim, a segunda pessoa a assumir o cargo por eleição, sucedendo a João Carvalho.
Eleita com 19 votos a favor e uma abstenção, Maria José Fernandes foi a única candidata à presidência do IPCA, ficando agora a faltar, apenas, a homologação do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a publicação em Diário da República para que possa tomar posse.

Maria José Fernandes é, actualmente, professora coordenadora principal e presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão do IPCA, da qual foi directora entre Junho de 2000 e Outubro de 2003. Doutorada em Ciências Empresariais e com agregação em Gestão, é ainda directora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA. Entre outras actividades, participou em diversas comissões de avaliação externa criadas pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Do programa de acção que apresentou para o mandato que irá prolongar-se até 2021, destaque para a intenção de “continuar o caminho” iniciado há mais de 10 anos, consolidando e afirmando o IPCA.
O programa de acção assenta em seis eixos fundamentais, interligados entre si e alinhados com a missão institucional: as pessoas; o modelo de governação; a formação e educação; a investigação, desenvolvimento e inovação; a interacção com a sociedade e o Campus responsável.

Até 2021, Maria José Fernandes pretende ver concretizada a existência de uma identidade entre objectivos individuais e organizacionais, uma estrutura interna coesa que responda às necessidades do IPCA, o Campus concluído (responsável, verde e saudável), centros de investigação autónomos ou em parceria, com uma forte ligação entre o ensino e a investigação, e um perfil dos diplomados fortemente articulado com as competências exigidas pelo tecido empresarial.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia