Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Alunos de Braga apresentam propostas para território
gnration com programação recheada na estação quente

Alunos de Braga apresentam propostas para território

Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Alunos de Braga apresentam propostas para território

Ensino

2017-06-10 às 10h00

Redacção Redacção

Alunos da Escola Sá de Miranda participaram no seminário nacional do Projecto ‘Nós Propomos!’, representando o Município de Braga.

Citação

O Município de Braga voltou a marcar presença, pelo quarto ano consecutivo, no seminário nacional do Projecto ‘Nós Propomos!’, que teve lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa e que envolveu 132 alunos da Escola Sá de Miranda.
Entre as propostas e preocupações apresentadas pelos jovens destaque para a valorização ambiental, com a intervenção na Pedreira de Montélios e a intervenção no rio Cávado, a criação de ciclovias e a reabilitação urbana de edificado devoluto e dos bairros sociais.
Este é um projecto de apelo à participação pública nas tomadas de decisão relativas ao ordenamento do território, numa perspectiva de governança.
“Este é um excelente meio para aproximar os jovens das decisões políticas estimulando-os para uma participação construtiva nos desígnios da cidade”, acrescenta o vereador Miguel Bandeira.
Os alunos foram desafiados a observar a sua região e, desta forma, mobilizados para o ‘Estudo de Caso’, para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução desempenhando um papel de cidadãos activos. Durante o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, alunos e professores reuniram com técnicos da Câmara e Juntas de Freguesia, enquadrando o problema a estudar tendo em conta as principais orientações e preocupações do Plano Director Municipal.
“Queremos um futuro cada vez mais participado através da manifestação da opinião dos jovens sobre as opções mais importantes para o nosso território. Desta forma, estamos a construir um Município com futuro e estreitar laços entre os processos de formação, uma vez que estes estudantes já demonstram maturidade suficiente para trabalharem com autonomia em projectos sustentáveis”, referiu Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo do Município de Braga.
Desde 2013, este projecto já envolveu cerca de 500 jovens bracarenses.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho