Viana do Castelo: Melhor escola pública do país celebra o Renascimento

Alto Minho, Nacional, Ensino

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34288

O que terá de especial um Agrupamento de Escolas em Lanheses, Viana do Castelo, para o investigador e fundador do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (Ipatimup), da Universidade do Porto, Sobrinho Simões, ter reconhecido que tem “encontrado muita qualidade em sítios tão distantes como o Agrupamento de Arga e Lima, na serra de Arga”.

Palavras proferidas aquando da entrega do prémio Ciência Viva Montepio, no ano passado, ao qual o também Prémio Pessoa 2002 acrescentaria que “a única solução para este país é a educação'.

É neste campo que o Agrupamento de Escolas Arga e Lima dá cartas, ao ponto da Escola Básica e Secundária de Arga e Lima ter sido, de acordo com o último ‘ranking’ nacional, a escola pública secundária que mais contribuiu para o sucesso dos alunos com base no novo parâmetro de aferição introduzido pelo Ministério da Educação referente aos ‘percursos diretos de sucesso’.
É este Agrupamento de Escolas Arga e Lima que amanhã e sábado, dias 2 e 3 de junho, promove um “Evento Renascentista”, recriando um período que “ilustra de forma inequívoca o contributo dado pelos portugueses ao mundo da época, quer a nível científico quer a nível cultural”.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas Arga e Lima, Manuel Gomes, “à escola compete trabalhar para o reforço da consciência coletiva do povo português”, pelo que o evento Renascentista terá esse desiderato: “Viver a nossa história tornar-nos-á certamente mais cidadãos”, sublinhou.

Este evento Renascentista contempla uma Feira Quinhentista, a recriação da chegada de El-Rei D.Manuel I e sua comitiva, bem como o Auto de Fé e ceia, com muitos outros quadros como cenas do Auto da Barca do Inferno, cenas da obra de Shakespeare, recriação da assinatura do Tratado de Tordesilhas ou até quadros de Saúde / Medicina, mas também jogos matemáticos renascentistas e jogos tradicionais renascentistas que nos transportam na ‘máquina do tempo’ para um dos períodos mais criativos da história da Humanidade.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia