Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Esposende: Prémio literário Manuel de Boaventura honra a cultura e o concelho
Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Esposende: Prémio literário Manuel de Boaventura honra a cultura e o concelho

Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

Esposende: Prémio literário Manuel de Boaventura honra a cultura e o concelho

Cávado

2017-04-30 às 19h06

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

PRÉMIO ontem entregue à escritora Ana Margarida de Carvalho espelha o empenho do município de Esposende em homenagear o escritor local Manuel de Boaventura e em incentivar a criação literária.

Citação

Na hora de receber o Prémio Literário Manuel de Boaventura, entregue ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, a premiada, Ana Margarida de Carvalho, fez questão de o dedicar aos escritores que “escrevem contra a corrente, contra os números e contra os mercados”.
A escritora, que conquista o prémio logo na sua edição inaugural, realçou a importância desta iniciativa do município de Esposende, lembrando que foi a cultura que mais glórias já deu a Portugal e evidenciando uma das belezas da literatura que é “guardar a nossa língua”.
Ana Margarida de Carvalho, que conquistou o júri do Prémio Literário Manuel de Boaventura com o romance ‘Não se pode morar nos olhos de um gato’, assume a importância da distinção “longe das lógicas de mercado, de tendências e de imediatismo” e concorda que “talvez seja a melhor forma de homenagear outro escritor”, no caso Manuel de Boaventura.
A escritora premiada aproveitou paa alertar para a dureza do ofício da escrita, que “pode ser bastante frustrante para o criador pelo seu esforço ser tão pouco compensador, não tanto pela questão financeira porque existe uma tirania do gosto e das montras das livrarias, mas pela desvalorização do tempo de trabalho do escritor”.
Por isso, Ana Margarida de Carvalho defende que “faz falta mais bons escritores como faz falta mais boas iniciativas como o Prémio Manuel de Boaventura, mas também mais bons autarcas, mais bons livreiros e, acima de tudo, mais bons leitores”.
Por isso, a escritora espera “que este prémio ganhe força, prestígio e reputação”.
O prémio também merece os elogios da família de Manuel de Boaventura. Em sua representação, o neto, João Armando Boaventura e Silva, elogiou a Câmara Municipal de Esposende por ter escolhido o avô como patrono da sua Biblioteca Municipal e pela criação do prémio literário com o seu nome.
Ontem, na sessão de entrega da primeira edição do prémio, este familiar expressão a sua “gratidão e apreço por quem enaltece uma memória que lhes é querida”.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrou os vários momentos de homenagem, por parte do município, ao escritor esposendense Manuel de Boaventura, e pediu a Ana Margarida de Carvalho que “seja embaixadora e mensageira do concelho de Esposende”, apelando a que “fale e divulgue a terra de Manuel de Boaventura”, não só as potencialidades do concelho, mas também as suas gentes.
A Câmara de Esposende vai continuar a trabalhar ao ampliar e requalificar a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e está em contactos com a família do escritor para a aquisição da casa onde viveu o escritor em Palmeira de Faro.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho