Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Alunos da EB2/3 de Lamaçães ficaram a conhecer o mundo dos animais domésticos e da quinta
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Alunos da EB2/3 de Lamaçães ficaram a conhecer o mundo dos animais domésticos e da quinta

Principal dia reúne milhares nas ruas

Alunos da EB2/3 de Lamaçães ficaram a conhecer o mundo dos animais domésticos e da quinta

As Nossas Escolas

2017-04-28 às 09h06

Miguel Viana Miguel Viana

Cerca de 50 animais de estimação e de quinta estiveram presentes ontem na Escola EB2/3 de Lamaçães. Os animais (cães, gatos, pássaros, peixes, rãs, cágados, ovelhas, etc) foram levados pelos alunos do 5.º ano de escolaridade, no âmbito do projecto ‘Os Nossos Animais Vêm à Escola’. O objectivo, explicou a professora Isabel Afonso, do Grupo 230 - Ciências e Matemática, foi o de fomentar “o estudo da diversidade dos animais e a relação com o meio ambiente”.

Citação

Cerca de 50 animais de estimação e de quinta estiveram presentes ontem na Escola EB2/3 de Lamaçães.
Os animais (cães, gatos, pássaros, peixes, rãs, cágados, ovelhas, etc) foram levados pelos alunos do 5.º ano de escolaridade, no âmbito do projecto ‘Os Nossos Animais Vêm à Escola’.
O objectivo, explicou a professora Isabel Afonso, do Grupo 230 - Ciências e Matemática, foi o de fomentar “o estudo da diversidade dos animais e a relação com o meio ambiente”.

A professora Alzira Cracel, que integra o mesmo grupo, acrescentou que durante o ano lectivo os alunos do 5.º ano “estudam o ‘habitat’, a locomoção, a reprodução, se são, ou não, influenciáveis pelos factores do meio ambiente, o estatuto de conservação e hoje (ontem) têm oportunidade de observar os animais ao vivo”.
A actividade envolveu várias disciplinas. “Envolveu os professores de Português, História, de Educação Visual e Tecnológica. Foi o tema aglutinador de várias disciplinas”, indicou a professora Isabel Afonso.

Outro dos objectivos, explicou a professora Alzira Cracel foi, também, “criar nos alunos um sentimento de respeito, de admiração pelos animais e interesse pela ciência em geral.”
“Muitas vezes esta actividade é uma forma dos alunos contactarem pela primeira vez com os animais”, salientou Isabel Afonso.
Entre os presentes estiveram também alunos com necessidades educativas especiais e alguns até já participam em actividades relacionadas com o tratamento de animais.

“Estas aves (essencialmente piriquitos) são deles. São aves que vão tratando ao longo de todo o ano no Clube de Ornitologia”, destacaram as professoras Isabel Afonso e Alzira Cracel.
A actividade contou também com a colaboração dos pais dos alunos, sendo que alguns deles se empenharam muito na realização da mostra. “Tivemos pais que foram ao rio Este buscar algumas rãs para estarem aqui hoje”, disse a docente Isabel Afonso.
A mostra envolveu cerca de 170 alunos (incluindo 20 com necessidades educativas especiais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho