Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
União Europeia ‘quer’ alunos mais participativos
Vitória SC sofreu mas venceu em Chaves

União Europeia ‘quer’ alunos mais participativos

Guimarães aprova criação do Conselho Consultivo do Turismo para impulsionar setor

União Europeia ‘quer’ alunos mais participativos

As Nossas Escolas

2017-04-25 às 08h03

Miguel Viana Miguel Viana

Cerca de 60 alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos (AEMaximinos) participaram ontem num peddy-paper com o tema ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’. A iniciativa partiu da União Europeia e abrange escolas de 28 países membros, entre as esquais estão as que integram o AEMaximinos. O objectivo é incentivar os alunos a terem uma participação cívica mais activa a nível europeu.

Citação

Cerca de 60 alunos do Agrupamento de Escolas de Maximinos (AEMaximinos) participaram ontem num peddy-paper com o tema ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’. A iniciativa partiu da União Europeia e abrange escolas de 28 países membros, entre as esquais estão as que integram o AEMaximinos.

O objectivo é incentivar os alunos a terem uma participação cívica mais activa a nível europeu. “O projecto pretende ajudar os jovens a consciencializar-se da importância da participação. da cidadania e de votarem no acto eleitoral de 2019 (para o Parlamento Europeu) que é a única forma dos jovens poderem influenciar os poderes da Uniao Europeia”, explicou Leonardo Silva, professor embaixador da União Europeia no AEMaximinos.

A iniciativa abrangeu turmas do 10º, 11º. e 12º. anos de escolaridade, sendo que os alunos foram dividos em equipas identificadas por bandeiras de diversos países, adoptadas aquando da plantaçao de árvores autócones no Dia da Árvore, em terrenos adjacentes à Escola Secundária de Maximinos. “Os alunos participantes são designados de Embaixadores Júniores’ e foram divididos em equipas na plantação. Se, por exemplo, têm a árvore da França, levam a bandeira francesa no peddy-paper”, explicou Leonardo Silva.

Durante o percurso, os alunos passaram por alguns locais da cidade (Estação de Correios de Maximinos, Parque Radical e Museu D. Diogo de Sousa) onde tiveram de responder a várias questões sobre a União Europeia.
No final do peddy-paper, e antes da entrega dos prémios, os participantes tiveram oportunidade de colocar questões sobre a União Europeia, aos especialistas em Assuntos Europeus Luísa Rodrigues e Abraão Veloso.

No dia 9 de Maio (Dia da Europa) serão colocadas placas junto das árvores plantadas.
No dia 19 de Maio, o eurodeputado José Manuel Fernandes é um dos oradores convidados para falar aos alunos sobre o funcionamento das instituições europeias. Nesse mesmo dia, vai ser também avaliado o desempenho do agrupamento no projecto ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho