Celorico de Basto: Feira Anual do 19 de Abril mantém a tradição

Vale do Ave

autor

Redacção

contactar num. de artigos 34010

Na vila de Fermil de Basto, no concelho de Celorico de Basto, a tradição ainda se mantém com a organização da tradicional Feira Anual do 19 de Abril. Ontem, 19 de abril, a arruada de bombos deu arranque a uma Feira que, em outros tempos, era local de visita obrigatória de centenas de pessoas.

“É muito gratificante sentir quer esta feira não se perdeu no tempo e continua, pelo esforço das coletividades e da população local, a realizar-se e a valorizar a nossa ruralidade com a venda dos produtos agrícolas na feira e a realização do concurso pecuário direcionado a todo o concelho” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
O 19 de Abril é uma organização da União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares, da Associação Molares Com Vida e da Escola profissional de Fermil, Celorico de Basto, em parceria com o município de Celorico de Basto.

Em dia de certame foi destaque o concurso pecuário para as raças Minhota, Barrosa e Holstien Frísia, que decorreu durante a manhã. À tarde foram entregues os prémios para diferentes categorias dentro de cada raça. Refira-se que para a raça Minhota e Barrosã foram premiados os animais nas categorias de “Touros Reprodutores”, “Novilhas não paridas”, “Vacas Isoladas” e “Juntas de Vacas”, na raça Holstien Frísia os prémios atribuídos foram unicamente para a categoria de “Novilhos”. Um concurso que contou com a participação de vários produtores do concelho, tendo os prémios sido entregues por uma série de individualidades locais.
Antes da entrega de prémios os presentes puderam assistir à atuação do grupo “Os Amigos das Tainadas”.

Importa realçar que a feira não terminou no dia 19 de abril, mas prolonga-se até ao dia 21 acontecendo, neste dia, dois momentos culturais associados à organização do certame. Refira-se apresentação da peça de teatro “Arlequim o servidor de dois amos” e a atuação do grupo “Basfado”, um momento que terá lugar no pavilhão do Centro Escolar de Fermil.

*** Nota da C.M. de Celorico de Basto ***

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia