UMinho cria sistema inovador de votação eletrónica

Braga

autor

Redacção

contactar num. de artigos 32078

A Universidade do Minho acaba de criar um sistema inovador de votação eletrónica nas instituições do ensino superior em Portugal.
A plataforma eVotUM será estreada na terça-feira, dia 21, para as eleições do Conselho Geral da academia minhota. 

“Esta solução foi desenvolvida seguindo as normas internacionais e usando as tecnologias mais modernas para garantir a segurança e confidencialidade do voto. Trata-se de uma funcionalidade que vem modernizar os processos eleitorais na UMinho, podendo ser utilizada em período de eleições, bem como na realização de referendos sobre assuntos relevantes para a comunidade”, diz Luís Amaral, professor do Departamento de Sistemas de Informação e responsável pela conceção do sistema. 

O direito de voto é exercido unicamente através do site eVotUM, em http://evotum.uminho.pt, devendo os eleitores proceder à sua autentificação com as credenciais pessoais da UMinho. Esta plataforma garante, entre outras propriedades de segurança, o anonimato, a confidencialidade, a integridade, a auditabilidade e a transparência do sistema de voto eletrónico.


A votação para o Conselho Geral pode ser feita a partir de qualquer computador. Para os eleitores com necessidade de ajuda, serão disponibilizadas as salas 2 e 4 dos laboratórios de informática, nos campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga), respetivamente, onde estarão presentes delegados nomeados pela Comissão Eleitoral. Será ainda possível esclarecer dúvidas através do telefone 253604990. O período de eleições decorre das 9h30 às 18h00. Os resultados poderão ser procurados na respetiva secção de consulta pública.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia