Ano de viragem nos Bombeiros de Esposende

Cávado

autor

Marlene Cerqueira

contactar num. de artigos 1384

Este ano de 2017 é de viragem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende (AHBVE) que se prepara para requalificar o quartel, uma intervenção que decorrerá em duas fases e que implica um investimento de meio milhão de euros.
A corporação apresentou uma candidatura ao POSEUR e foi contemplada com 110 mil euros, pelo que a restante verba terá de ser obtida por meios próprios.

Ontem, o presidente da Associação, Fernando Loureiro Ferreira, aproveitou o discurso na 1.ª Gala da AHBVE para apelar aos sócios e benfeitores no sentido de ajudarem a instituição a concretizar a remodelação do quartel tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço que é prestado à população.

Actualmente, esta Associação conta com o apoio dos seus 3500 associados e também de alguns benfeitores, como a Câmara de Esposende, que vão permitindo a manutenção da sua actividade. “Uma instituição como a nossa não consegue receitas para fazer face aos gastos operacionais, é com a ajuda dos sócios e benfeitores que mantém a sua operacionalidade”, disse o presidente da Direcção ao ‘CM’.

Retribuindo a atenção e apoio que recebe dos associados, a instituição decidiu promover anualmente uma gala a 19 de Março, sendo que este foi o dia em que, até ao ano passado, celebrou o seu aniversário.
Em pesquisas recentes, apurou-se que a data de fundação da Associação era anterior ao 19 de Março de 1917, mais concretamente 6 de Janeiro de 1891. Assim sendo, o 126.º aniversário, que se assinala este ano, foi já festejado a 6 de Janeiro.

“Mas o dia 19 de Março diz-nos muito, não só porque é o dia do nosso patrono, mas porque foi o dia que sempre celebramos. Foi nesse contexto que decidimos fazer todos os anos uma gala neste dia”, explicou o presidente, realçando que no evento de ontem foram homenageados 21 sócios a quem foi entregue o emblema de ouro da instituição pelos 50 anos como associados.
Ainda nesta gala foram entregues, pelo comandante Juvenal Campos, divisas a cinco novos bombeiros da corporação.

Destaque ainda para a entrega de distinções de honra e mérito a três bombeiros relativas ao ano passado: Miguel Alexandre Guerra (instrução); Flávio Melo (socorro); e Joaquim Zão (carreira).
À gala, abrilhantada pela Banda de Música de Antes/BVE, com a participação especial da fadista esposendense Filipa Menina, assistiram o presidente e o vice-presidente da Câmara de Esposende. Ao ‘CM’ Benjamim Pereira referiu que não poderia deixar de marcar presença num momento tão importante para uma instituição desta dimensão.

O Município acompanha de perto a actividade da corporação, até porque tem noção de que este é um sector que está a atravessar alterações muito grandes, com a administração central a ponderar passar competência na área da protecção civil para os Municípios. O edil optou ainda por destacar as boas relações entre o município e mantém com as duas corporações de bombeiros do concelho.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia