Cidade europeia de cultura exige o contributo de todos

Vale do Ave

autor

Teresa M. Costa

contactar num. de artigos 2487

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, convocou ontem todos os ‘actores’ do concelho para ajudarem a “manter e intensificar” Guimarães como “cidade europeia e território europeu de cultura”.
Domingos Bragança falava, ontem, na assinatura de acordos de colaboração com instituições culturais do concelho, abarcam quase sete dezenas de entidades.
O autarca fez questão de agradecer o trabalho desenvolvido pelas diversas instituições e associações culturais do concelho, reconhecendo que ele é, “muitas vezes, feito em situações de muito voluntariado e difíceis do ponto de vista financeiro”.
Mas Domingos Bragança assume que o resultado deste trabalho “é ímpar e fundamental” para manter o estatuto de Guimarães como “cidade europeia e território europeu de cultura”.
Guimarães foi Capital Europeia da Cultura, em 2012, mas mais que aquele ano “é importante manter o estatuto” sustenta o edil vimaranense que quer que a cidade seja vista não só como cidade de história, onde o património histórico é um bem cultural, mas também porque tem uma programação cultural excepcional que faz dela uma cidade diferente.
É a “marca” de “uma história feita futuro” que Domingos Bragança quer intensificar, defendendo que “a envolvência de todos é fundamental”.
E todos não são só as instituições culturais: “todos os vimaranenses contam” aponta o edil, para quem “o importante é não perder talento nenhum e que todos fruam a cultura que nos dá uma sensibilidade diferente” daí que o conceito subjacente à Capital Verde Europeia seja, também, bio-cultural.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia