Renovado Café Vianna quer continuar a fazer história

Economia

autor

Redacção

contactar num. de artigos 32847

Continuar a fazer história é o compromisso do Café Vianna. Este espaço é dos mais emblemáticos da cidade de Braga, localizado em plena Arcada, na Praça da República.
Ao longo dos anos, o histórico café foi ponto de passagem de inúmeras figuras conhecidas do panorama da literatura portuguesa, entre as quais se destacam escritores como Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco.

No que toca à cena da política nacional, o extinto salão de jogos e o ambiente de luzes baixas característico do Café Vianna, contribuíram para criar uma atmosfera propícia para reuniões confidenciais como as do famoso Movimento 28 de Maio de 1926, liderado pelo General Costa Gomes que conduziria ao fim da Primeira República Portuguesa.

Outro facto curioso é que o Café Vianna chegou a produzir cédulas que os habitantes da cidade utilizaram em substituição de dinheiro para trocar por bens em mercearias, numa altura em que se fez sentir a falta de metais para o fabrico de moedas, pouco tempo depois da I Guerra Mundial, em 1921.

São muitos os episódios que escrevem a história do Café Vianna, mas este é um espaço que continua vivo e pretende continuar a fazer parte da escolha dos bracarenses e visitantes.
Michele Torres, uma das proprietárias do café conta que o Vianna continua a impor-se na cidade. “Temos clientes que atravessam gerações. Vêm cá com os filhos e os netos”. Dada a localização e o serviço diversificado, o Vianna é ponto de paragem dos turistas que visitam a cidade. “Temos as portas abertas com menus em várias línguas”.

vote este artigo


 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos das categorias relacionadas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia