Rede de Pequenos Cientistas

Voz às Escolas

autor

Jorge Saleiro

contactarnum. de artigos 31

É já amanhã, dia 21, que irá realizar-se o Grande Laboratório 9 da Rede de Pequenos Cientistas na Escola Secundária de Barcelos - Agrupamento de Escolas de Barcelos. Com os mesmos objetivos e ambição de sempre, este ano, o evento terá algumas novidades na sua organização.
Não sendo uma novidade, o Grande Laboratório 9 contará, novamente, com a presença de um laureado com um Prémio Nobel. Desta vez, visita-nos o Prémio Nobel da Medicina/Fisiologia de 2001, Sir Tim Hunt.

O Prémio Nobel foi atribuído a Tim Hunt pelas suas investigações e descobertas na área das moléculas de proteína que controlam a divisão celular. Foi ele quem descobriu a ciclina, uma proteína importante no controlo da proliferação das células durante o ciclo celular. Tim Hunt é membro da Organização Europeia de Biologia Molecular, da Royal Society, da Academy of Medical Sciences e da National Academy of Sciences, nos Estados Unidos.

Este brilhante cientista acompanhará os trabalhos da Rede de Pequenos Cientistas e proferirá uma palestra, durante a manhã, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.
Teremos, igualmente, a acompanhar os trabalhos e a proferir uma palestra no início da manhã, o Professor Doutor Claudio Sunkel. Nascido no Chile, este notável cientista estudou Biologia e Genética, área em que se doutorou, na Universidade de Sussex, Inglaterra.

Trabalhou como investigador no Imperial College, Universidade de Londres. Já em Portugal, no ano de 1987 formou, no Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto, o Laboratório de Genética Molecular. Em 2009, foi eleito Diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto. O trabalho de Claudio Sunkel é dedicado ao estudo da divisão celular e das bases genéticas do cancro, desde que descobriu e caracterizou a função do gene Polo (Plk1), um gene essencial na regulação da divisão e proliferação celulares.

Teremos, portanto, dois vultos da investigação na área da divisão celular a partilhar com os alunos e demais convidados da Rede de Pequenos Cientistas a sua paixão pela investigação e pela ciência.
Apesar de, desta vez, não apresentar qualquer palestra, teremos connosco, novamente a acompanhar os trabalhos e a inspirar alunos e professores, a madrinha da Rede de Pequenos Cientistas, a ilustre cientista Renata Gomes.

Mas teremos, também, sendo a alma da Rede de Pequenos Cientistas, os alunos a apresentarem as suas experiências, realizadas ao vivo e defendidas perante um exigente júri que deliberará quem serão os premiados desta edição do Grande Laboratório.
O programa deste ano encerrará com uma homenagem póstuma ao Professor Oliver Smithies, Prémio Nobel da Medicina/Fisiologia em 2007 e o primeiro dos Prémios Nobel que honraram a Rede de Pequenos Cientistas com a sua participação.

Para além desta marca pioneira de se envolver numa atividade de uma escola portuguesa dedicada aos alunos dos 2º,e 3º ciclos e do ensino secundário, o Professor Oliver Smithies, falecido em janeiro deste ano, deixou uma marca indelével em todos os que com ele contactaram, pelo seu brilhantismo académico, científico e pedagógico, e pelo seu, ainda mais marcante, humanismo.

Trata-se, mais uma vez, de um programa com um nível muito elevado, de um evento singular na promoção da ciência e da investigação junto de alunos do ensino não superior. Um evento só possível pelo apoio prestado pela autarquia, pelos patrocinadores e pelo generoso envolvimento de alunos e professores da área das ciências, sob a coordenação da professora Paula Gomes.
Uma nota final para recuperar o tema da crónica anterior.

Realizou-se nos dias 2 e 3 de novembro o 1º Congresso das Escolas. Foi um sucesso de participação e recebeu avaliações muito positivas por parte de quem teve a possibilidade de estar presente. Temas diversos e abordagens plurais deram voz às escolas, a todas as escolas. Antecipa-se com o maior interesse o 2.º Congresso das Escolas.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia