Alterações climáticas, água, floresta e resíduos

Escreve quem sabe

autor

Ana Cristina Costa

contactarnum. de artigos 150

Nestes últimos dias os temas ambientais mais fortes são: alterações climáticas, água, floresta e resíduos. O primeiro tema porque estamos a sentir na pele as alterações climáticas e não há mais como negá-las, com as temperaturas anormalmente altas e baixa humidade a que o nosso país tem sido exposto, o que nos leva à segunda, a seca extrema! A floresta porque foi alvo de grandes incêndios, principalmente em junho e em outubro e também porque se aproxima o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro). Finalmente, o último tema prende-se com a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

Vamos ver então de que forma poderemos contribuir:
Poupar água: nos banhos de chuveiro curtos; nas descargas da sanita (com autoclismos de duplo fluxo e aproveitando a água fria do chuveiro); colocando redutores de chuveiro; habituando-se a fechar a torneira quando se ensaboa ou escova os dentes; evitando regar ou regando com sistema gota a gota ou pelo menos fazendo-o nas horas mais frescas e menos ventosas; não lavando o carro nem os passeios.

Floresta: escolhendo, antes de mais, espécies autóctones, que estando adaptadas ao nosso clima e não sendo tão fáceis de arder como os eucaliptos e pinheiros não originam incêndios com as dimensões que vimos recentemente; limpando as zonas envolventes das edificações; tendo cuidado agora com as zonas ardidas pois o movimento de pessoas e máquinas em solos queimados aumenta enormemente a erosão do solo; se se deslocar a zonas ardidas com declive que seja para usar as madeiras queimadas na construção de pequenos degraus para reter os solos pois chuvas intensas arrastam-no facilmente.

Resíduos: todos nós somos consumidores mas devemos ser consumidores conscientes, informando-nos da proveniência dos bens que adquirimos, avaliando o uso que vamos fazer desse bem, assim como a forma como o vamos descartar no final do seu ciclo de vida útil. Cerca de 40% dos nossos resíduos, em média, é matéria orgânica (alimentos fora de prazo, cascas, ossos, etc.) que poderemos compostar. Dos restantes 60% uma grande fração é constituída por materiais recicláveis, só temos de separar e colocar no ecoponto.

Associado a estas temáticas a Quercus tem desafios a lançar-lhe:
Dia 18 de novembro, Oficina de Arranjo de Roupas - aprender a reparar pequenos acidentes que por vezes levam a colocar peças de roupa de lado.
Dia 25 de novembro: de manhã - Reflorestar por Lançamento de Granadas de Sementes, na União de Freguesias de Este S. Mamede. De tarde: Transplante de Floresta Autóctone, no Bom Jesus, na sequência do controlo de mimosas.

Ao levar a cabo qualquer uma das sugestões acima, está a mitigar ou a adaptar-se às alterações climáticas pois prevê-se que Braga vá ter cada vez mais dias extremamente quentes (que podem levar a secas e incêndios florestais), menos dias frios (o que pode ser aparentemente vantajoso mas vai aumentar as doenças e pragas agrícolas e florestais), mais chuvadas intensas (que podem originar inundações e mesmo derrocadas), mais dias de vento forte (podendo provocar queda de árvores e outros materiais).

Mas há muito mais que pode fazer, principalmente a nível de consumo: preferir produtos locais, sazonais e biológicos; reduzir ao consumo de carne (ex: segunda-feira sem carne); optar por ofertas mais sustentáveis pelos aniversários ou época natalícia (uma ida ao teatro, uma oferta de massagem, uma anuidade no ginásio, etc.); substituir o automóvel pelos transportes públicos, andar mais a pé e de bicicleta ou pelo menos fazer uma eco-condução, sem grandes arranques, nem grandes travagens; evitar aquecer e arrefecer as habitações; dar preferência a objetos em segunda mão, de material reciclado e reciclável, em pilhas, de material natural e minimamente impactante.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Escreve quem sabe

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia