Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes

Voz às Bibliotecas

autor

Carla Araújo

contactarnum. de artigos 4

Para a rentrée das minhas habituais crónicas sobre bibliotecas, depois de um breve interregno para me dedicar a outros “afazeres”, decidi dar “Voz às Bibliotecas” (e aqui mesmo no sentido plural do substantivo), trazendo para esta crónica um acontecimento que a todas as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas importará destacar.

Numa ocasião em que as bibliotecas portuguesas celebram a passagem dos 30 anos da instituição do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e dos 25 anos da realização do 1º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, ocorrido em 1992 no concelho de Esposende, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em parceria com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, desafiaram a Biblioteca Municipal Manuel Boaventura, de Esposende, a acolher e realizar, desta vez, o 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Dedicado ao tema 'Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes', este 14.º Encontro da Rede Nacional de Biblioteca Públicas, pretende assumir-se como um espaço privilegiado para a partilha, divulgação, reflexão, diálogo e, até, definição de novos rumos para as bibliotecas da atualidade. Assim, e numa espécie de balanço do trabalho que está a ser desenvolvido ao nível nacional, pretende-se debater sobre a dimensão estratégica que estes espaços públicos de leitura representam na formação e fidelização de públicos leitores.

Tal como o programa do evento o anuncia, “numa conjuntura em que a criação de redes surge como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontram-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.”

O formato escolhido para este 14º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas “aposta num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação.” Para alcançar deste desígnio, serão realizadas conferências de enquadramento e constituídos grupos de reflexão em sessões paralelas, onde os participantes serão intervenientes ativos na discussão de temas fundamentais para as bibliotecas públicas da atualidade.

Do programa do evento, que decorre nos dias 27 e 28 de outubro, constará, ainda, a entrega da 3.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas.
Aproveitando o tema proposto, 'Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes', e a efetiva proximidade do mar em Esposende, todos os profissionais da área da Biblioteconomia são convidados a “mergulhar neste mar de oportunidades” que são as experiências e as boas práticas do trabalho colaborativo e em rede.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Bibliotecas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia