Grande notícia para o Mosteiro de Tibães...

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 325

Quase 38 mil pessoas visitaram, desde o início do ano e até final de Agosto, o Mosteiro de Tibães, segundo dados tornados ontem públicos pela Direção Regional de Cultura do Norte. Foi um aumento de 14,2% em comparação com o período homólogo. Mas se olharmos para o gráfico da evolução do número de visitantes ficamos a saber que na última década este aumentou em 119,9%, passando de 22.221 entradas em 2007, para 48.885 em 2016. São excelentes notícias que só vêm premiar o trabalho feito por uma equipa fantástica, onde o rosto mais visível é o da sua directora, Maria de Lurdes Rufino.

Depois de muitos anos de abandono, degradação e delapidação do seu património, o Mosteiro de São Martinho de Tibães foi adquirido pelo Estado em 1986 e, a partir daí, deu-se a sua recuperação e restauro. É hoje uma obra emblemática do concelho e do distrito de Braga. Aliás, as obras de restauro e de conservação que se vão realizando ainda, deram origem a uma excelente reportagem da Isabel Vilhena no passado dia 22 de Agosto no ‘CM’, e onde fomos conhecer um trabalho, muitas vezes invisível feito pelos ‘doutores do património’.

Mas para além disso, toda a equipa coordenada por Lurdes Rufino tem efectuado paralelamente uma série de iniciativas que levam o nome do Mosteiro a todo o lado. Crianças e adultos visitam aquele espaço. Ali há inúmeras iniciativas culturais, inúmeras parcerias, com grande destaque para a autarquia. E depois iniciativas externas. E prova disso foi a conferência sobre ‘Potencial Económico dos Caminhos de Santiago’, que o Correio do Minho e rádio Antena Minho ali organizaram em Junho de 2015, com o apoio do Eixo Atlântico. É bom sentirmos o reconhecimento do nosso trabalho e a equipa do Mosteiro de Tibães merece-o!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia