UM Cidades: Guimarães e Cerveira estão de parabéns

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 302

Guimarães e Vila Nova de Cerveira estão de parabéns. Ambos foram distinguidos como ‘Municípios do Ano Portugal 2017’, uma iniciativa da plataforma da Universidade do Minho ‘UM Cidades’.
Guimarães foi eleito ‘Município do Ano em Portugal’ e de ‘Melhor Município do Norte’ pelo desenvolvimento do sistema ‘PAYT’, que incentiva os moradores e comerciantes do centro histórico a reciclarem o lixo que produzem. Uma excelente ideia que trouxe agora o seu reconhecimento e que tem dado frutos muito positivos.

Já Vila Nova de Cerveira foi considerado melhor município do ano na categoria ‘Norte menos de 20 mil habitantes’ pelo projecto de co-operação transfronteiriça com Tomiño. Estes dois municípios são o exemplo claro da grande cooperação que existem entre o Minho e a Galiza. Já por várias vezes aqui escrevi da cooperação entre localidades raianas e que devem ser seguidas por muitas outras. É a partilha de equipamentos, de recursos, cooperação social, económica. 

Enfim... um dos maiores exemplos e que faltou na grande maioria das freguesias do Minho (e do país), com cada uma a reivindicar para si sempre mais um equipamento. Por isso hoje temos campos de futebol abandonados, piscinas fechadas, pavilhões às moscas, sedes de junta vazias ou degradadas, e por aí fora. Vila Nova de Cerveira e Tomiño são de países diferente e têm um rio a separá-los. Mesmo assim formam uma grande cidade, porque pertencem a uma euro-região, a uma União Europeia. Não esbanjam recursos, antes pelo contrário, utilizam-os em prol das duas populações. E é isto que deve ser feito. É este exemplo que se deve seguir. Por isso estão, mais uma vez, de parabéns, pelo prémio conquistado.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia