Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Top 9 Freguesias

Os bobos

Voz às Freguesias

2017-06-21 às 06h00

Ricardo Pereira da Silva Ricardo Pereira da Silva

Na edição desta semana da Revista Sábado, surge um artigo sobre Inovação, explanando casos, de norte a sul, com as melhores ideias emergentes nas Freguesias. Com um hiperbólico título de ‘A Minha Junta é Melhor do que a Tua’, o artigo dá a conhecer 9
casos inovadores à escala de uma Freguesia, com as iniciativas das suas respetivas Juntas.

Em mais de 3000 Juntas de Freguesia a nível nacional, apenas são referenciados 9 casos inovadores, dos quais 2 são no Alentejo, 4 em Lisboa, 2 na área do Porto e somente 1 no Minho. É a Freguesia de S. Victor a representante do Minho, com duas iniciativas que despertam a atenção nacional.

Por um lado, o ‘Executivo Júnior’, iniciativa pedagógica de estímulo à cidadania, que visa um correto conhecimento dos órgãos autárquicos, uma inserção na vida política e despertar o espírito crítico. Simultaneamente, esta iniciativa permite que os alunos participantes conduzam os destinos da Freguesia durante um dia, tendo a possibilidade de definir o destino a dar a uma verba, que tem que ser aplicada na sua escola.

Por outro lado, a webserie ‘S. Victor de Portas Abertas’, que se traduz em episódios sobre monumentos e/ou locais da freguesia de S. Victor, que tem permitido um maior conhecimento da nossa História local, formando e educando os residentes e informando os turistas que nos visitam.
Acreditamos, contudo, que há aqui matéria de reflexão. Desde logo, num conjunto de 3000 freguesias, só surgem 9 projetos considerados inovadores. Admitimos que sido pelo critério editorial, esperando que não tenha sido pela falta de oferta. Acresce a preocupação do centralismo das freguesias do sul, que têm mais competências, mais capacidade de trabalho e captam mais a atenção dos media.

A Freguesia de S. Victor tem mais de 30.000 habitantes e um orçamento inferior às Festas Urbanas. Ainda assim, estamos no top 9. E se nos fosse dada mais capacidade de trabalho, será que conseguíamos subir mais uns lugares neste patamar? a de fazer melhor.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho