Braval continua no topo da Reciclagem

Ideias

autor

Pedro Machado

contactarnum. de artigos 151

Segundo o relatório de retomas de resíduos de embalagens, pela Sociedade Ponto Verde, a Braval é o Sistema de Portugal Continental que mais resíduos envia para reciclar, per capita, excluindo a ALGAR, que abrange o Algarve, devido à grande flutuação de população, no Verão.
Na área da Braval, foram enviados para reciclagem 37,4 kg por habitante, enquanto que a média nacional ronda os 28 kg per capita.
No caso do vidro, a diferença acentua-se mais, com a Braval a enviar para reciclagem 23,5 kg por habitante, sendo que a média nacional é de aproximadamente 16 kg per capita.

Esta posição cimeira tem-se vindo a manter ao longo dos anos, excetuando as Regiões Autónomas e o Algarve, onde a Braval é o sistema que mais vidro recolhe por habitante há já vários anos, em quantidades muito superiores à média nacional.
No caso do papel e embalagens, os resultados também têm sido bastante positivos, mas já perto da média.

Temos sido questionados de qual a estratégia para conseguirmos obter estes resultados.
A recolha, na nossa área, é efetuada através dos ecopontos, de superfície e subterrâneos, colocados nos 6 municípios abrangidos. A nossa estratégia tem passado e passará pelo reforço da rede de ecopontos, uma vez que, uma das “desculpas” mais apresentadas pelos não recicladores é a de que os ecopontos ficam longe.

Na maior parte dos circuitos de recolha, com exceção do centro urbano de Braga, no qual fazemos recolha noturna, a recolha é bi-material (Papel/Embalagens e Vidro), pois a nossa área é extremamente rural, com populações bastante dispersas. Assim, tentamos maximizar os circuitos de recolha, de modo a recolher a maior quantidade de resíduos, no menor n.º de km percorridos.
Esta recolha bi-material é feita pois apenas possuímos uma linha de triagem. No entanto, no Plano de Ação 2015-2020 está prevista a implementação generalizada da recolha independente de cada contentor do ecoponto, pois serão criadas infraestruturas distintas para a separação do material recolhido no contentor azul e amarelo.

Este projeto está incluído na candidatura “Otimização e Reforço da Rede de Recolha Seletiva e da Gestão de Resíduos ao Nível da Produção e Reciclagem da BRAVAL”, submetida ao POSEUR Portugal 2020 e que aguarda aprovação.
Outra razão possível foi a grande aposta, desde o início da recolha seletiva, em sensibilização ambiental, nomeadamente junto da população escolar, como veículo de sensibilização de toda a família. Esta aposta irá ser reforçada com candidatura anteriormente referida.

A Braval congratula-se pelo contributo da população dos 6 municípios que abrange e pelo reconhecer do esforço que tem vindo a desenvolver. Mas há ainda muito a fazer para atingirmos as metas impostas pelo PERSU 2020 (Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos), através do qual, na área da Braval, terão de ser enviados para reciclagem, em 2020, 53 kg de resíduos por habitante.
Como costumo referir, fizemos muito em pouco tempo, mas falta fazer muito mais!
Ecopontos, sensibilizar e educar, é preciso continuar a massificar!

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia