IO2017: Investigação Operacional Solidária

Ensino

autor

Lia Oliveira

contactarnum. de artigos 12

Existem ‘palavrões’ que nos assustam, mas que na realidade fazem parte do nosso dia-à-dia, estão presentes nas nossas vidas de uma forma constante. A “Investigação Operacional” é uma delas. É estudada mundialmente por instituições públicas, empresas e outras organizações para melhorar os seus processos de decisão e obter melhores resultados encontrando-se situada no cruzamento entre a matemática, a gestão, a economia e as engenharias. É esta diversidade que torna esta área científica tão atrativa.

Na prática podemos vê-la a ser usada para definir rotas dos veículos de forma a obter os menores custos possíveis, ajudar a definir novas localizações de armazéns ou fábricas para satisfazer os mercados, definir a sequência de produção dentro de uma fábrica, otimizar o agendamento de consultas hospitalares considerando os recursos disponíveis, definir os horários escolares tendo em conta as necessidades e as disponibilidades, entre tantas outras tarefas nas mais diversas áreas.
É isto que pretendemos demonstrar nos próximos dias 28, 29 e 30 de junho de 2017 em Valença na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo através do XVIII Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO), o IO2017.

O IO2017 reunirá profissionais, investigadores, docentes e estudantes interessados em Investigação Operacional para aprender, trocar histórias de sucessos e insucessos, conviver e iniciar novas colaborações.

Nesta edição o tema central é a “Investigação Operacional Solidária” e por isso associamo-nos a uma causa com a qual todos nos identificamos, O Nariz Vermelho. Daremos voz aos seus protagonistas para que nos mostrem o que fazem e nos coloquem os seus problemas dando-nos a oportunidade de ajudar cientificamente. Teremos ainda o prazer de contemplar a experiência de 3 oradores plenários que lideraram projetos associados ao tema, designadamente: Ana Paula Póvoa (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa), Ruth Kaufman (The OR Society) e Ricardo Vargas (Brightline Initiative).

Esta será também uma oportunidade de promover a cidade de Valença, que terá o seu lugar de destaque através do programa social cuidadosamente desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal. Não podíamos deixar os participantes partirem desconhecendo a história escondida em cada pedra das muralhas e sem usufruírem da beleza natural que a cidade oferece.
Contamos até ao momento com 140 participantes, provenientes de mais de 30 instituições de 7 países, para participar nestes três dias dedicados à partilha de conhecimento.
Será sem dúvida uma experiência positiva. Esperamos por si em Valença!
http://apdio.pt/web/io2017/home

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ensino

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia