­­­Executivo júnior

Voz às Freguesias

autor

Ricardo Pereira da Silva

contactarnum. de artigos 4

Uma das principais conquistas emanadas de 25 de abril de 1974 foi a liberdade e a possibilidade de votar livremente nos representantes da população, contrastando com a postura, até então, de que nem todos podiam ascender aos cargos de governação.
Mais de 40 anos depois das primeiras eleições livres, o fenómeno geracional faz-nos intuir que nem todos os cidadãos têm interesse em exercer o seu direito de voto, fazendo crescer a taxa de abstenção. Por outro lado, torna-se necessário credibilizar a ação dos políticos, restituindo a confiança aos eleitores, baseado na seriedade, vocação e sentido de missão para servir a causa pública.

Para partilhar a responsabilidade de quem representa uma comunidade e ajudar a formar jovens cidadãos para a política (e que nada tem de partidária), a Junta de Freguesia de S. Victor tem realizado o “Executivo Júnior”, passando por todas as escolas básicas da freguesia.
Educar para a cidadania, estimular a intervenção política de forma próxima da população, transparente e correta, são algumas das motivações para esta iniciativa.
O “Executivo Júnior” passa do dia inteiro com o Presidente “sénior” e sente o pulsar da Freguesia e fica a conhecer a realidade local.

Ao “Executivo Júnior” compete decidir sobre o destino a dar a um montante financeiro que a Junta de Freguesia de S. Victor disponibiliza a cada escola, num verdadeiro ato de responsabilidade de gestão dos dinheiros públicos, a partir de três propostas que a coordenação da escola entrega ao “Executivo Júnior” em funções.

Acreditamos que o “Executivo Júnior” é uma forma de aproximar os jovens da política, é uma maneira de dar o exemplo aos jovens e dizer-lhe que são os decisores do amanhã e que a sociedade conta com eles e com a sua capacidade de intervenção. Temos a responsabilidade de ajudar a geração dos próximos líderes a mudar o mundo para melhor.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Freguesias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia