Atividades académicas fora do período letivo

Voz às Escolas

Nas nossas escolas fomentamos a participação dos alunos em atividades fora do horário letivo, nomeadamente nas interrupções letivas, as designadas férias escolares.
A interrupção letiva que está a terminar não foi exceção. Tivemos a participação dos nossos alunos em diversas situações e locais, todas enriquecedoras, e que passo a apresentar.
A Universidade do Minho, à semelhança de outros anos, convidou os melhores alunos do ensino secundário (por áreas de estudo) a visitar a universidade, onde puderam contactar com cientistas, investigadores, professores e alunos universitários, de 5 a 7 de abril.

Trata-se do programa “Os melhores alunos na Universidade do Minho” que pretende despertar os jovens para a vida universitária enquanto local de estudo e investigação, favorecendo, naturalmente, a opção por esta universidade. Como declarou ao jornal Correio do Minho a nossa aluna Maria Portela, uma das participantes no programa, “Esta iniciativa foi uma oportunidade de conhecer melhor a UMinho e a sua oferta formativa, permitindo explorar as várias áreas de saber”.

Nas mesmas datas, tivemos também a participação de alunos do 10º ano do ensino profissional, pela primeira vez, no Ignite Your Future, na cidade do Fundão. O Município do Fundão, em parceria com a Universidade da Beira Interior e a empresa Altran, promoveram a realização de um evento de cariz tecnológico dirigido a estudantes do 9.º ao 12.º anos com gosto, apetência e vontade de adquirir competências no domínio das novas tecnologias, nomeadamente da informática e da robótica. Do programa do evento constaram momentos diversificados que proporcionaram uma experiência de vida e de aprendizagem que perduram na memória de todos os participantes: competições tecnológicas, momentos de lazer, ações de team building,

conferências, visitas a empresas e universidade, desporto e aventura. Para os realizadores do evento, os jovens usufruíram de um programa intenso e desafiante de contacto, aprendizagem e competição em torno de componentes tecnológicas que constituem as competências profissionais do futuro. Em simultâneo, deram a conhecer a região, as suas instituições e empresas aos jovens que, no futuro, irão tomar opções decisivas em termos profissionais ou de escolha de ensino superior.

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, tivemos alunos do 12º ano, do clube de robótica da ESCA, a participar na Idrone Academy, no IPCA, em Barcelos. Esta iniciativa prende-se com a formação para a participação dos alunos e professor acompanhante no concurso iDrone experience 2017 que irá decorrer no Parque de Exposições de Braga, nos dias 21, 22 e 23 de abril. Também uma iniciativa enriquecedora para os nossos alunos e continuamos a fomentar sua participação.

No dia 7 de abril, alunos do 12º ano, visitaram a Faculdade e o Museu Anatómico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Esta visita teve como objetivos, entre outros, conhecer técnicas de microscopia ótica, realizar preparações definitivas para observação em microscopia de luz, observar peças anatómicas, apelar à consciência e mudança de comportamentos dos efeitos que a doença e estilos de vida não saudáveis provocam no organismo.

Cansados e agastados com exemplos recentes pouco dignificantes dados por alguns jovens do nosso país, são de louvar aqueles que escolhem ocupar os seus tempos não letivos da forma descrita.
A todos eles, em meu nome pessoal e da direção do agrupamento, obrigada pela participação.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Voz às Escolas

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia