Minho/Galiza: tradição e turismo

Ideias

autor

Paulo Monteiro

contactarnum. de artigos 216

A ligação do Minho com a Galiza é cada vez maior. Sobretudo as cidades e vilas que têm como fronteira o rio Minho. São... as verdadeiras Eurocidades.
Nos últimos dias, voltaram a ser notícia e, mais uma vez, ou por promoção turística, ou por tradições pascais.

Caminha e La Guardia decidiram criar o comboio turístico que começou já a operar e que liga, até ao próximo mês de Outubro, as duas autarquias numa profunda aposta para dinamizar o comércio e a restauração. O comboio tem a particularidade de efectuar duas viagens por dia entre os dois concelhos e atravessar o rio Minho no ‘ferryboat’ Santa Rita da Cássia. Uma viagem duplamente aliciante juntando dois transportes... num só!

Em Valença e Tui, os padres das aldeias de Cristelo Côvo (Valença) e de Sobrado (Tui) cruzam, hoje, o rio Minho de barco, cumprindo assim, mais uma vez a tradição do ‘Lanço da Cruz’. Este é um dos pontos altos das festas em honra de Nossa Senhora da Cabeça e que leva milhares de peregrinos e turistas àquela região. O trabalho feito por estes dois concelhos tem sido notável.

Há uma perfeita consciência destas dinâmicas entre as duas cidades, como tem referido o presidente de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, e ambas têm potencializado as sinergias ao nível da promoção turística, da gestão partilhada dos equipamentos públicos - piscina, teatro, bombeiros, serviços de saúde são alguns dos serviços e equipamentos com utilização conjunta - e na organização de eventos, nas mais diversas áreas.

São exemplos de sã camaradagem e que só demonstram que quando queremos somos todos amigos e vivemos em partilha.
Tenham uma boa Páscoa.

vote este artigo

 

Comente este artigo

Faça login ou registe-se gratuitamente para poder comentar este artigo.

comentários

Não existem comentários para este artigo.

Últimos artigos desta categoria - Ideias

Tempo

Classificados

Edição Impressa (CM)

Edição Impressa (MF)

Newsletter

subscrição de newsletter

mapa do site

2008 © todos os direitos reservados ARCADA NOVA - comunicação, marketing e publicidade, S.A. | concept by: Cápsula - soluções multimédia